Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.contributor | 
Universidade Federal de Santa Catarina | 
 | 
| dc.contributor.author | 
Adriano, Breno | 
 | 
| dc.date.accessioned | 
2017-08-01T18:57:32Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2017-08-01T18:57:32Z | 
 | 
| dc.date.issued | 
2016-12-06 | 
 | 
| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957 | 
 | 
| dc.description | 
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura. | 
pt_BR | 
| dc.description.abstract | 
A inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física tem sido um grande desafio no processo de inclusão escolar. Nesse contexto, acredita-se que as ações dos professores neste caminho são também reflexos de suas percepções acerca da inclusão. Com isso, o presente estudo objetivou identificar a percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão crianças com deficiência nas aulas. Para isso, realizou-se uma pesquisa transversal com 30 professores de Educação Física, provenientes de escolas municipais de Florianópolis, que responderam a escala utilizada por Gorgatti e Junior (2009), adaptados dos modelos já validados de Sideridis e Chandler (1997) e Kozub e Porretta (1998) com o complemento de questões adaptadas do questionário PEATID III - Physical Educators' Attitudes Toward Teaching Individuals with Disabilities - III (FOLSOM-MEEK, RIZZO, 2002). Além disso, responderam a um questionário criado pelo próprio pesquisador que continham informações pessoais dos participantes. Foi aplicado teste t não pareado para comparar a percepção frente à inclusão por categorias pessoais. Também foi realizada correlação de Pearson a fim de verificar possíveis relações entre variáveis pessoais, de formação e a percepção frente à inclusão.  Pôde-se perceber que a percepção geral dos professores de educação física tende a uma percepção positiva sobre a inclusão, porém está percepção está muito próxima a uma percepção neutra que não caracteriza nem a uma percepção positiva nem a uma percepção negativa. A percepção mais negativa apresentada pelos professores de educação física foi quanto ao suporte oferecido pelas escolas para a inclusão de crianças com deficiência em suas aulas enquanto que as percepções mais positivas relacionaram-se aos benefícios sociais percebidos na interação de pessoas sem deficiência e com deficiência e na necessidade de formação para atender de forma mais adequada aos princípios da inclusão.  Também foi observado que docentes do sexo feminino e docentes  que já participaram ou participam de programas e cursos voltados para a inclusão de crianças com deficiência apresentaram uma percepção mais positiva para a inclusão do que docentes do sexo masculino e  dos docentes que não participaram de cursos de formação específicos da área. | 
pt_BR | 
| dc.format.extent | 
xx f. | 
 | 
| dc.language.iso | 
por | 
pt_BR | 
| dc.publisher | 
Florianópolis, SC | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Inclusão | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Crianças com deficiência | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Percepção dos professores | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
educação física | 
pt_BR | 
| dc.title | 
Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas | 
pt_BR | 
| dc.type | 
TCCgrad | 
pt_BR | 
             
        
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
Mostrar el registro sencillo del ítem