O USO DE ESPAÇOS EXTERNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALÉM DOS ESPAÇOS TÍPICOS DA ESCOLA

DSpace Repository

A- A A+

O USO DE ESPAÇOS EXTERNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALÉM DOS ESPAÇOS TÍPICOS DA ESCOLA

Show full item record

Title: O USO DE ESPAÇOS EXTERNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALÉM DOS ESPAÇOS TÍPICOS DA ESCOLA
Author: Cunha, Rafael Augusto
Abstract: Esta pesquisa tem a intenção de problematizar as possibilidades de usos de espaços externos nas aulas de Educação Física, para além dos espaços típicos dessas aulas na escola. O interesse em pesquisar tal tema decorre das observações realizadas durante as experiências ocorridas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Educação Física I e II, no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Santa Catarina, realizadas, respectivamente, no primeiro e segundo semestres do ano letivo de 2015. Tal interesse também tem origem nas lembranças das vivências escolares como aluno da escola básica, em que, raramente, os professores de Educação Física faziam uso de outros espaços para a realização das aulas que não fosse a quadra esportiva do interior da escola. Assim, as questões de partida da investigação foram delineadas nos seguintes termos: que motivos mobilizam professores/as de Educação Física para realizar as aulas em espaços externos à escola da Rede Municipal de Ensino Público de Florianópolis? Como se caracterizam os espaços externos que são utilizados? Quais diferenças e relações há entre usar os espaços tradicionais das aulas de Educação Física na escola e usar os espaços externos à escola para estas aulas? Dessas questões emergiram os seguintes objetivos da investigação: geral - analisar os usos dos espaços externos à escola nas aulas de Educação Física a partir do entendimento de professores/as dessa disciplina escolar; e específicos - buscar quais os principais motivos para a utilização e não utilização dos espaços externos à escola nas aulas de Educação Física; descrever como os professores de Educação Física utilizam os espaços externos em suas aulas; caracterizar, descritivamente, os espaços externos às escolas utilizados nas aulas de Educação Física descriminados pelos professores/as; e sistematizar e analisar as convergências e divergências entre as diferentes possibilidades encontradas de utilização dos espaços externos às escolas nas aulas de Educação Física. O percurso metodológico foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, que teve a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta dos dados; o tratamento dos dados pautou-se por uma combinação da análise temática com a análise hermenêutica-dialética (Minayo, 2008). Chegou-se aos seguintes achados: que existem limites dos espaços de Educação Física na escola, que há um interesse por espaços externos mais próximos da natureza e que existem diferenças e relações entre os usos de espaços internos e externos à escola nas aulas de Educação Física.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177925
Date: 2017-08-01


Files in this item

Files Size Format View
TCC versão final RAFAEL.pdf 2.251Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar