Características de Perfil Profissional Docente em Ciências Biológicas à partir de Questões Presentes no ENADE

DSpace Repository

A- A A+

Características de Perfil Profissional Docente em Ciências Biológicas à partir de Questões Presentes no ENADE

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Giraldi, Patrícia Montanari
dc.contributor.author Dorneles, Dionia Eli
dc.date.accessioned 2017-07-14T14:15:09Z
dc.date.available 2017-07-14T14:15:09Z
dc.date.issued 2017-07-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177538
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar características de perfil profissional docente em Ciências Biológicas retratadas à partir de questões presentes no ENADE. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, vigente desde 2004 no Brasil e se destina a avaliar todos os estudantes concluintes dos cursos superiores quanto às suas habilidades e competências. Acredita-se que pesquisas envolvendo o ENADE sejam relevantes para a Educação, pois à partir dos resultados deste exame gera-se uma quantidade significativa de dados utilizados para traçar panoramas sobre o ensino superior brasileiro. Caracteriza-se esta pesquisa como uma análise documental, cujas questões foram agrupadas de acordo com o seu conteúdo em categorias de análise. Observa-se que, de maneira geral, as questões abordam temas relevantes para a formação docente, remetendo à ideia de um professor ético, que domine conteúdos específicos de Biologia, com responsabilidade social, ambiental e profissional, atento à questões que envolvem diversidade, gênero e processos de exclusões sociais. Também apontam para um professor-pesquisador, comprometido com a cidadania e agente transformador da realidade. No entanto, apresentam-se certas fragilidades na prova, que se referem à falta de articulação entre conteúdos biológicos e pedagógicos, a centralidade das questões em torno de conhecimentos específicos de Biologia e a segregação das questões de conteúdo pedagógicos, confinadas no final da prova. Tal padrão pode refletir a presença do modelo "3+1", que continua presente nas universidades brasileiras. Como proposta de contrapor-se a esse tipo de formação, que privilegia conhecimentos técnicos em detrimento de conhecimentos pedagógicos, o chamado modelo da racionalidade prática vem ganhando força nas universidades. Mas, é preciso cautela para reconhecer as limitações deste "novo" modelo a fim de que se estabeleçam mudanças significativas para a formação docente ao invés de apenas mudar a ordem dos problemas. Esta pesquisa representa uma pequena contribuição para reforçar a necessidade do rompimento com a ideia enraizada de que pesquisa só se faz nos laboratório de Biologia. pt_BR
dc.description.abstract This Course Completion Work has the purpose of analyzing characteristics of professional teaching in Biological Sciences portrayed from questions presented in the ENADE. The ENADE is the National Student Performance Exam, valid since 2004 in Brazil and is intended to evaluate all the students graduating from the superior courses according to their skills and competences. It is believed that research involving ENADE is relevant to Education, considering that the results from this exam generate a significant amount of data, used to draw panoramas on Brazilian higher education. This research is characterized as a documentary analysis, whose questions were grouped according to their content in categories of analysis. It is observed that, in general way, the questions address relevant issues to teacher education, referring to the idea of an ethical teacher, who dominates specific contents of Biology, with social, environmental and professional responsibility, attentive to issues involving diversity, gender and processes of social exclusion. They also point to a teacher-researcher, committed to citizenship and transforming agent of reality. However, there are certain weaknesses in the test, which refer to the lack of articulation between biological and pedagogical contents, the centrality of the specific biology questions and the segregation of pedagogical content, that are confined at the end of the exam. This pattern may reflect the presence of the "3 + 1" model, which is still present in Brazilian universities. As a proposal to oppose this type of training, which privileges technical knowledge in detriment of pedagogical knowledge, the so-called model of practical rationality has been gaining strength in universities. But caution is needed to recognize the limitations of this "new" model, in order to establish meaningful changes to teacher education rather than just changing the order of problems. This research represents a small contribution to reinforce the need of breaking with the rooted idea that research is only done in the biology laboratory. pt_BR
dc.format.extent 103 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject perfil profissional docente pt_BR
dc.subject ENADE pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject professional teacher profile pt_BR
dc.subject Biological Sciences pt_BR
dc.title Características de Perfil Profissional Docente em Ciências Biológicas à partir de Questões Presentes no ENADE pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Dionia Eli Dorneles_2017.1_CCB.UFSC.pdf 13.50Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar