Criação de um Curso Online Aberto e Massivo para Capacitação de Professores em Relação à Integração de Tecnologia na Educação

DSpace Repository

A- A A+

Criação de um Curso Online Aberto e Massivo para Capacitação de Professores em Relação à Integração de Tecnologia na Educação

Show full item record

Title: Criação de um Curso Online Aberto e Massivo para Capacitação de Professores em Relação à Integração de Tecnologia na Educação
Author: Lotthammer, Karen Schmidt
Abstract: Este trabalho aborda o desenvolvimento de um curso aberto online e massivo como ferramenta para a capacitação docente quanto à integração de tecnologias na educação. Para a criação do curso, foi utilizada a plataforma EdX, a qual foi instalada em um servidor próprio e que após configurada adequadamente para hospedar o curso. O curso denominado Integração de Tecnologias Digitais na Educação foi elaborado utilizando a metodologia ADDIE, possuindo seis unidades que apresentam detalhadamente a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como ferramenta para a integração de tecnologias da informação e comunicação às práticas dos docentes. O presente trabalho foi elaborado em nove etapas: levantamento bibliográfico, escolha do público alvo, escolha do tema, escolha da plataforma, instalação e configuração da plataforma, estudo do manual técnico da plataforma, adequação do conteúdo didático já existente à proposta do curso, abertura do curso para período de inscrições e disponibilização do curso online aberto e massivo. Após desenvolvido, este curso piloto foi oferecido pelo prazo de três meses contanto com cerca de cinquenta inscritos e dez concluintes, dos quais a maioria eram docentes que buscavam formação continuada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177456
Date: 2017-07-12


Files in this item

Files Size Format View
TCC_versão_final.pdf 2.884Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar