Estudo Comparativo Entre Tecnologias Inovadoras Em Superestruturas Ferroviárias

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Estudo Comparativo Entre Tecnologias Inovadoras Em Superestruturas Ferroviárias

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Noronha, Marcos Aurélio Marques
dc.contributor.author Piazera, Augusto Boshammer
dc.date.accessioned 2017-07-11T18:51:11Z
dc.date.available 2017-07-11T18:51:11Z
dc.date.issued 2017-07-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177394
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Com o passar dos anos, novas técnicas vem sendo desenvolvidas com relação à construção de ferrovias. Desde malhas ferroviárias que fazem uso de material de plástico, aço, madeira, ferro e até mesmo borrachas especiais como dormente até as mais avançadas, como as ferrovias construídas sobre lajes. Essas técnicas visam um melhoramento no desempenho e vida útil da estrutura; além de, claro, uma possível diminuição de custos de implantação e manutenção. Todavia, vários são os fatores que devem ser analisados quando do momento de escolha de uma dessas tecnologias em detrimento de outra. Durabilidade, custos iniciais, segurança, facilidade de manutenção, emissão de ruído e impacto ambiental são alguns desses fatores que devem ser levados em conta. No presente trabalho, buscou-se realizar uma comparação objetiva a respeito das técnicas mais recentes e adotadas no mercado mundial atual. Essa comparação tem como objetivo indicar qual técnica seria a melhor para determinada situação. Além disso, uma breve explicação a respeito de cada uma das tecnologias é apresentada e rapidamente discutida, levantando-se seus pontos fortes e fracos, bem como suas principais características. pt_BR
dc.description.abstract Over the years, new techniques were developed concerning the construction of railroads. Since railway nets that make use of plastic materials, steel, wood, iron or even special rubbers as sleepers until one of the most advanced nowadays, such as the railways built on slabs. These techniques aim to achieve an improvement in performance and service life of the structure; besides, of course, of a possible reduction on implementation and maintenance costs. However, there are several factors that should be considered when it comes to the moment of choosing one of these technologies over another. Durability, initial costs, safety, ease of maintenance and noise are some of the factors that must be taken into consideration. In this study, it´s sought to make an objective comparison about the latest adopted techniques in the current world market. This comparison aims to indicate which technique would be more suitable for each specific situation. In addition, a brief explanation about each of the technologies is presented and briefly discussed, lifting up their strengths and weaknesses as well as its main features. pt_BR
dc.format.extent 91 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ferrovia pt_BR
dc.subject Transporte pt_BR
dc.subject Dormente pt_BR
dc.subject Superestrutura pt_BR
dc.subject Materiais pt_BR
dc.title Estudo Comparativo Entre Tecnologias Inovadoras Em Superestruturas Ferroviárias pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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