Avaliação funcional e estrutural do pavimento flexível no segmento monitorado de Itapoá
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Trichês, Glicério |
|
dc.contributor.author |
Aguiar, Fred Digiacomo |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-10T19:16:05Z |
|
dc.date.available |
2017-07-10T19:16:05Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177302 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O projeto Rede Temática e Tecnologia do Asfalto, patrocinado pela PETROBRAS, tem como finalidade desenvolver um novo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis, visto que os métodos atuais por vezes não atendem à durabilidade desejada. Para alcançar este objetivo, procurou-se conhecer melhor os materiais e métodos utilizados, acompanhando o desempenho de segmentos monitorados. Neste trabalho, deu-se continuidade ao monitoramento do segmento localizado na SC-415, que liga as cidades de Garuva e Itapoá, dando acesso ao Porto de Itapoá. O processo de avaliação dividiu-se em análise funcional e estrutural. O primeiro tipo abrangeu levantamentos de Irregularidade Longitudinal, Defeitos de superfícies, Afundamento de Trilha de Roda e Aderência pneu-pavimento. O segundo tipo englobou a retroanálise das bacias de deflexão, o cálculo da deformação de tração no fundo na camada de revestimento e a estimativa da vida útil de fadiga do pavimento. Observou-se que a faixa que dá acesso ao porto é mais solicitada que a que segue em sentido oposto, apresentando um rápido aparecimento de defeitos e atingindo o final da sua vida útil quatro anos após a abertura ao tráfego. A faixa que liga Itapoá-Garuva teve um aparecimento e agravamento dos defeito em ritmo mais lento, estando previsto para o sexto ano de funcionamento o término da sua vida útil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The project Thematic Network of Asphalt Technology, financed by PETROBRAS, has as objective develop a new method of flexible pavement design, since the actual methods do not reach the desired durability in most cases. To attain this goal, the study is trying to understand the materials and methods applied, by keeping up with the performance of monitored segments. It was given continuity to the monitoring of the segment located in SC-415, which connects the cities of Garuva and Itapoá, giving access to Itapoá’s Harbor. The evaluation process was divided in functional and structural analysis. The first type surveyed the International Roughness Index, Surface defects, Wheel Track Depression and Friction wheel-pavement. The bay deflections retroanalysis, the calculation of the tensile strain on the asphalt coating and the estimated fatigue lifespan, where encompassed in the structural part. It was realized that the lane which gives access to the Harbor, is more requested than opposite way, showing a fast crack appearance and reaching the end of the lifespan at the fourth year after the traffic opening. The lane going on the Itapoá-Garuva way had a slower arising and escalation of Suface defects, been foreseen for the sixth year of operation the end of its lifespan. |
pt_BR |
dc.format.extent |
183 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Funcional |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Estrutural |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentos Flexíveis |
pt_BR |
dc.subject |
Segmento Monitorado |
pt_BR |
dc.subject |
Funtional Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Structural Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Flexible Pavement |
pt_BR |
dc.subject |
Monitored Segment |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação funcional e estrutural do pavimento flexível no segmento monitorado de Itapoá |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar