ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO E AMBIENTAL ENTRE SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL, SISTEMA UTILIZANDO CONTÊINERES ISO E SISTEMA EM MADEIRA (LIGHT WOOD FRAME)

DSpace Repository

A- A A+

ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO E AMBIENTAL ENTRE SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL, SISTEMA UTILIZANDO CONTÊINERES ISO E SISTEMA EM MADEIRA (LIGHT WOOD FRAME)

Show full item record

Title: ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO E AMBIENTAL ENTRE SISTEMA CONSTRUTIVO CONVENCIONAL, SISTEMA UTILIZANDO CONTÊINERES ISO E SISTEMA EM MADEIRA (LIGHT WOOD FRAME)
Author: Castelar, Luan Jerônimos
Abstract: A construção civil é um setor importante para a economia do país e geração de empregos. Apesar disso sabe-se que é um setor que causa grandes impactos ambientais ao planeta e que possui diversos outros problemas, como a falta de mão de obra especializada, custos extras não planejados, resíduos, alta rotatividade de mão de obra e atrasos na execução das obras. A busca por sistemas construtivos alternativos e inovadores é uma estratégia para tentar minimizar alguns destes problemas, principalmente os relacionados aos custos e impostos ambientais. Este trabalho tem como objetivo identificar, analisar e comparar sistemas construtivos diferentes do convencional (entende-se por sistema convencional aqueles executados em concreto armado e alvenaria cerâmica de vedação) quanto ao seu custo e impacto ambiental. Desta forma pretende-se identificar um sistema construtivo com um impacto ambiental menor do que o sistema convencional, que atenda as necessidades básicas de moradia e que tenha um custo baixo. Tendo em vista esta análise das situações descritas, selecionou-se o Light Wood Frame e o Sistema em Contêineres para confronto dos parâmetros ambientais e econômicos, com o Sistema Convencional. Como resultado o Sistema em Light Wood Frame se mostrou o menos impactante ao meio ambiente e com um custo próximo ao do Sistema Convencional. O sistema em Contêineres também mostrou características ambientais, nos parâmetros analisado, melhores que a do convencional, emitindo menos CO2 em sua fabricação e transporte e consumindo menos energi. Contudo, o sistema utilizando contêiner, apresentou um custo de execução elevado, pela exigência de mão de obra especializada e por ainda não existir um domínio tecnológico que permita economia na transformação dos contêineres em moradia.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177295
Date: 2017-06-22


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.LuanCastelar.Corrigido.VersãoFinal.pdf 6.902Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso corrigido do graduando Luan Castelar

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar