Proposta de aplicativo para coleta de dados de mobilidade

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de aplicativo para coleta de dados de mobilidade

Show full item record

Title: Proposta de aplicativo para coleta de dados de mobilidade
Author: Henning, Yan
Abstract: Entre os anos de 1940 e 2000, a população do Brasil quadruplicou, e para 2016 estima-se que tenha crescido mais de 20%, chegando aos 205 milhões de brasileiros. Com o aumento da população, há grande crescimento demográfico nas áreas urbanas. Com mais pessoas, há maior demanda pelo deslocamento nos centros urbanos. Impactos negativos gerados por este crescimento dos centros urbanos não acompanhados de planejamento adequado, vem preocupando países do mundo inteiro e demando adoção de políticas de planejamento integrado em busca de uma mobilidade mais sustentável. No Brasil, cidades de mais de 20 mil habitantes necessitam desenvolver seus Planos de Mobilidade, no entanto, muitos dados são necessários para que se desenvolva um estudo adequado e se proponha medidas mitigadoras para as regiões urbanas. Dentre as muitas informações necessárias estão as que são baseadas em dados obtidos a partir da pesquisa de velocidade e retardamento. No entanto, por método tradicional esta pesquisa demanda muitos recursos materiais e humanos, além de muito tempo para todo o processo da desde o planejamento, execução, até a análise final dos dados levantados. Numa tentativa de otimizar o processo foi criada, por Lopes (2010), o CAATP, que é uma ferramenta que funciona através de um notebook, dentro do veículo. No entanto, a necessidade de portar um notebook, ainda gera limitações no uso da ferramenta. Este trabalho tem como objetivo otimizar o CAATP, desenvolvendo um aplicativo para smartphones, assim aumentando a eficiência e eficácia na coleta de dados. Foram realizados testes comparativos para demonstrar o potencial e oportunidades de melhoria da aplicação desenvolvida para dispositivos com Android, denominado de CAATPmob, e os resultados indicaram que a ferramenta melhora o processo da pesquisa em relação ao CAATP, além de oferecer grande potencial para avaliar outros meios de transportes mais sustentáveis, como transporte público e bicicleta.Between the years 1940 and 2000, the population of Brazil quadrupled, and by 2016 it is estimated that it has grown more than 20%, reaching 205 million Brazilians. With the increase of the population, there is great demographic growth in the urban areas. With more people, trip demand in urban centers has also, grown up. Negative impacts generated by this development of urban centers without an adequate planning, has concerned many countries around the world, requiring adoption of integrated planning policies for more sustainable mobility. In Brazil, cities with more than 20 thousand inhabitants need to develop their Mobility Plans, however, much data is needed to develop an adequate study and propose mitigating measures for urban regions. Among the many necessary information are those based on data obtained from the speed and delay survey. However, by traditional method this survey demands a lot of material and human resources, besides a lot of time for the whole process from the planning, execution, to the final analysis of the data collected. In an attempt to optimize the process was created, by Lopes (2010), the CAATP, which is a tool that works through a notebook, inside the vehicle. However, the need to carry a notebook, still generates limitations in the use of the tool. This work aims to optimize the CAATP, developing an application for smartphones, thus increasing the efficiency and effectiveness in data collection. Comparative tests were conducted to demonstrate the potential and opportunities for improvement of the application developed for devices with Android, called CAATPmob, and the results indicated that the tool improves the data collection process in relation to the CAATP, besides offering great potential to evaluate other more sustainable transportation modes, such as public transport and cycling.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177184
Date: 2017-06-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC-Yan-FINAL.pdf 1.819Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar