Efeitos de um programa de exercícios com exergames na aptidão funcional de adultos mais velhos

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Title: Efeitos de um programa de exercícios com exergames na aptidão funcional de adultos mais velhos
Author: Schutz, Ernesto
Abstract: Os jogos de videogames ativos, conhecidos como exergames, surgiram como ferramenta de diversão para jovens e adultos jovens. Entretanto pouco se sabe sobre os efeitos da prática de exergames em importantes aspectos da vida cotidiana de adultos mais velhos. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um programa de exercício por meio de exergames na aptidão funcional de adultos mais velhos. Onze participantes (60,4 ± 3,6 anos) foram submetidos a um programa de exercícios baseados em exergames (12 semanas), realizados 3 dias/semana, com e 60 minutos de duração. Foram utilizados jogos que simulam a prática esportiva (Kinect Sports e Kinect Sports Ultimate Collection) usando-se o console Xbox Kinect 360TM. Foram avaliados. Os seguintes componentes da aptidão funcional foram avaliados (Bateria de Testes de Fullerton): força e resistência de membros superiores e inferiores, mobilidade física e resistência aeróbia. Na comparação dos resultados pré e pós intervenção foi utilizado o teste t de Student para amostras pareadas com nível de significância de p < 0,05 e seus respectivos tamanhos de efeito (r: efeito pequeno = r < 0,30, efeito médio = 0,30 ≥ r < 0,50 e efeito grande = r > 0,50). Ao final das 36 sessões houve melhora para mobilidade física (pré: x = 5,36 ± 0,57 segundos; pós: x = 4,96 ± 0,46 segundos; p < 0,05, r = 0,78), assim como para resistência aeróbia (pré: x = 85,54 ± 13,79 repetições; pós: x = 96,90 ± 11,92 repetições; p < 0,05, r = 0,88). Não foi identificado diferença para força de membros superiores (pré: x = 17,36 ± 3,41 repetições; pós: x = 17,54 ± 3,26 repetições; p = 0,81, r = 0,06) e inferiores (pré: x = 16,18 ± 4,02 repetições; pós: x = 17,09 ± 5,16 repetições; p = 0,08, r = 0,20). O programa de intervenção com exergames mostrou-se capaz de melhorar a mobilidade física e resistência aeróbia.Active video games, known as exergames, have emerged as a fun tool for young people and young adults, but little is known about the effects of exergames on important aspects of older adults' lives. The objective of this study was to investigate the effects of exergaming-based program on the functional fitness of older adults. Eleven participants (60.4 ± 3.6 years) were submitted a 12 week of training (3 sessions /week, 60 minutes). We used games that simulate sports activities (Kinect Sports Ultimate Collection), using the Xbox 360 Kinecttm console. Session the following components of functional fitness were evaluated (Fullerton Test Battery) upper and lower limb strength and resistance, physical mobility and aerobic resistance. Paired Student's t-test was used with significance level of p <0.05 and their respective effect sizes (r: small effect = r <0.30, mean effect = 0.30 ≥ r <0.50 and large effect = r> 0.50). At the end of the 36 sessions there was improvement for physical mobility (pre: x ̅ = 5.36 ± 0.57 seconds, post: x ̅ = 4.96 ± 0.46 seconds, p <0.05, r = 0.78), There was improvement in the aerobic resistance (pre: x ̅ = 85.54 ± 13.79 repetitions, post: x ̅ = 96.90 ± 11.92 repetitions, p <0.05, r = 0.88). No difference was identified for upper limb strength (pre: x ̅ = 17.36 ± 3.41 repetitions, post: x ̅ = 17.54 ± 3.26 repetitions, p = 0.81, r = 0.06) and lower limbs (pre: x ̅ = 16.18 ± 4.02 replicates, powders: x ̅ = 17.09 ± 5.16 replicates, p = 0.08, r = 0.20). The intervention program with exergames showed to improve the physical mobility and aerobic endurance.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177084
Date: 2017-07-07


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