Plano de Negócios: estudo de viabilidade para a abertura de uma fábrica de laticínios em Moçambique

DSpace Repository

A- A A+

Plano de Negócios: estudo de viabilidade para a abertura de uma fábrica de laticínios em Moçambique

Show full item record

Title: Plano de Negócios: estudo de viabilidade para a abertura de uma fábrica de laticínios em Moçambique
Author: Mahomed, Nadir Aboobacar
Abstract: Este trabalho de pesquisa é um Plano de Negócios que procura responder se é viável investir na abertura de uma fábrica de laticínios em Moçambique. O país possui uma superfície de 801.590Km², aproximadamente 26 milhões de habitantes e recursos naturais favoráveis à atividade, mas não possui uma fábrica de laticínios reconhecida em seu território. Assim, esta pesquisa tem por objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, documental, estudo de campo e levantamento, avaliar a viabilidade de implantar uma fábrica de laticínios no país, através da elaboração de um Plano de Negócios. Este trabalho de curso classifica-se em científica aplicada, exploratória e descritiva e, qualitativa, com tratamento quantitativo dos dados. O estudo de campo tem uma amostra de 15 elementos e, o levantamento dá origem a duas amostra de 50 elementos cada, com populações de 234.833 habitantes e 139.021 residências, respectivamente. Após a análise de conteúdo, por comparação, dos dados qualitativos e da análise estatística dos dados quantitativos, constatou-se que há demanda para os produtos leite UHT, iogurte, queijo e manteiga (testes de hipóteses 1, 2, 3 e 4) e em quantidades substanciais, por parte das pessoas das classes média e alta, entre 21 e 65 anos, mercado conjunto das cidades de Maputo, Beira e Nampula. Além disso, há uma predominância de ameaças (políticas) face às oportunidades (econômicas) no ambiente e uma fatia de mercado de aproximadamente 20% mal explorada pela concorrência. O que levará a competir nicho, com enfoque em custos e oferecer um produto de maior valor. A estrutura da organização será horizontalizada com 6 funções de linha e 3 de apoio (staff). Até o 2º ano de operação a matriz terá uma capacidade de processamento de leite cru de 72.000L/dia no laticínio e 48.600L/dia na fazenda. O investimento inicial será de R$55,74 e de expansão até ao 4º ano de R$18,87 milhões. O Payback Descontado será de 9 anos e, em 10 anos o VPL será de R$2,75 milhões. A principal conclusão é que se alcançaram os objetivos, tanto o geral, como os específicos. E, é viável investir na implantação da fábrica de laticínios em Moçambique, através da criação da marca “Maravilha”, como confirmado pelo Plano de Negócios desenvolvido.This research is a Business Plan, which seeks to respond the feasibility of investing in opening dairy factory in Mozambique. The county has an area of 801,590Km², about 26 million inhabitants and naturals resources that are favorable for this activity, but it doesn’t have a recognized dairy factory in its territory. Therefore this research has the objective, through bibliographical and documentary research, field study and survey, to evaluate the feasibility of setting up a dairy factory in this country, through the elaboration of a Business Plan. This research is classified as applied scientific, exploratory and descriptive and qualitative application, with quantitative data treatment. The field study has a sample of 15 elements and the survey gives rise to two samples of 50 elements each, with populations of 234,833 inhabitants and 139,021 residences, respectively. After a content analysis by comparison of qualitative data and statistical analysis of quantitative data, it was verified that there is demand for UHT milk, yoghurt, cheese and butter products (hypothesis tests 1, 2, 3 and 4) in substantial quantities, by people of middle and high social classes, between 21 and 65 years old, in the joint market of Maputo, Beira and Nampula cities. In addition, there is a predominance of threats (political) adverse opportunities (economical) and approximately 20% of the market share that is poorly exploited by competitors. This will lead the company to compete with niche strategy focus on costs and offering a better value product. The organization structure will be horizontal with 6 line functions and 3 support functions (staff). Up to the 2nd year of operation there will be a raw milk processing capacity of 72,000L/day in dairy and 48,600L/day in farm. The initial investment will be R$55.74 million with an expansion until the 4th year of R$18.87 million. The main conclusion is that the objectives, both general an specifics, have been achieved. And, it is feasible to invest in the implementation of the dairy factory in Mozambique through the creation of a brand named “Maravilha”, as confirmed by the developed Business Plan.Este trabajo de investigación es un Plan de Negocios que busca responder la viabilidad de invertir en la abertura de una fábrica de productos lácteos en Mozambique. El país posee una superficie de 801.590Km², aproximadamente 26 millones de habitantes y recursos naturales favorables para la actividad, pero no posee una fábrica de productos lácteos reconocida en su territorio. Por lo cual, esta investigación tiene por objetivo, a través de una investigación bibliográfica, documental, estudio de campo y encuestas, evaluar la viabilidad de implantar una fábrica de productos lácteos en el país, a través de la elaboración de un Plan de Negocios. Este trabajo de curso se clasifica en científico aplicado, exploratorio y descriptivo y, cualitativo, con análisis cuantitativo de los datos. El estudio de campo tiene una muestra de 15 elementos y, el levantamiento da lugar a dos muestra de 50 elementos cada una, com poblaciones de 234.833 habitantes y 139.021 residencias, respectivamente. Después del análisis de contenido, por comparación, de los datos cualitativos y del análisis estadístico de los datos cuantitativos, se constató que hay demanda para los productos leche UHT, yogurt, queso y mantequilla (pruebas de hipótesis 1, 2, 3 y 4) y en cantidades sustanciales por parte de las personas de las clases media y alta, entre 21 y 65 años, en el mercado conjunto de las ciudades de Maputo, Beira y Nampula. Además, hay un predominio de amenazas (políticas) frente a las oportunidades (económicas) en el medio ambiente y una cuota de mercado de aproximadamente 20% mal explotado por la competencia. Lo que llevará a competir en el nicho, con enfoque en costos y ofrecer un producto de mayor valor. La estructura de la organización será horizontal con 6 funciones de línea y 3 de apoyo (staff). Hasta el 2º año de operación la matriz tendrá una capacidad de procesamiento de leche cruda de 72.000L / día en la industria láctea y 48.600L / día en la granja. La inversión inicial será de R$55,74 y de expansión hasta el 4º año de R$18,87 millones. El Payback descontado será de 9 años y, en 10 años el VPL será de R$2,75 millones. La principal conclusión es que se alcanzaron los objetivos, tanto el general, como los específicos. Es viable invertir en la implantación de la fábrica de lácteos en Mozambique, a través de la creación de la marca "Maravilla", como confirmado por el Plan de Negocios desarrollado.
Description: TC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177046
Date: 2017-06-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TC_Nadir.Mahomed (2017).pdf 4.465Mb PDF View/Open TC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar