Title: | Análise do processo de gestão do conhecimento na área técnica em uma empresa familiar |
Author: | Gorayeb, Guilherme Kuchiniski |
Abstract: |
Saber a importância do conhecimento no mundo dos negócios, atualmente, é fundamental para as empresas, independente do seu porte ou característica. Para isso é essencial saber administrar, adquirir e saber utilizar o conhecimento da melhor forma possível. As práticas de gestão do conhecimento auxiliam os gestores e as empresas a enfrentarem a competitividade do mercado e desenvolverem vantagens competitivas. O objetivo geral desta presente pesquisa consiste em analisar os processos de gestão do conhecimento da área técnica de uma empresa de pequeno porte familiar. Esta pesquisa é descritiva e caracterizada como qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos colaboradores da área estudada e o seu respectivo diretor. A empresa estudada é a Vidramaq Comércio e Serviços LTDA EPP, empresa de comércio e manutenção de máquinas para beneficiamento do vidro. Atuante desde 2008, tem sua sede em São José, Santa Catarina. A analise de dados baseou-se no modelo de gestão do conhecimento de Probst, Raub e Romhardt (2002), no modelo proposto por Terra (2000) e na espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997). Além disso, foram verificadas as práticas e processos mais comuns de gestão do conhecimento sendo compreendidas as seguintes práticas processos: Aprendizagem Organizacional, Benchmarking, Melhores praticas, lições aprendidas, mentoring, comunidades de prática e mapeamento dos processos. De acordo com a analise ficou evidenciado que existiam apenas processos informais e desestruturados se limitando as praticas de mentoring e comunidades de práticas. Após isso, realizou-se o mapeamento de processos nas principais atividades da área técnica e uma topografia do conhecimento para descobrir as lacunas do conhecimento e a partir dai descobriu-se as demandas de conhecimento existente e onde o conhecimento estava mapeado na empresa. A ultima etapa desta pesquisa, visando a melhoria do processo de gestão do conhecimento da empresa estudada, propõe-se a adoção um conjunto de práticas do conhecimento e da formalização de práticas já presentes. Desta forma o conhecimento circulará, se manterá e se atualizará com mais eficácia, democratizando o acesso às informações e melhorando os processos organizacionais e o desempenho individual e coletivo na organização. Knowing how important your knowledge is in the world of business, nowadays, is fundamental for companies, independently of its size or characteristics. For that it is essential to know how to administrate, acquire and utilize this knowledge in the best way possible. Common practices in knowledge management help managers and companies to face market competitiveness and develop competitive advantages. Therefore, the main objective of this present research consists in the analysis of the knowledge management processes in the technical area of a small family company. This research is descriptive and qualitative. The data were collected through semi-structured interviews, directed to the workers in the selected area as well as their manager. The company studied was Vidramaq Comércio e Serviços LTDA EPP, an Exchange and maintenance company pro glass products. Acting since 2008, it has its headquarters in São José, Santa Catarina. The data analysis was based in the knowledge management model from Probst, Raub and Romhardt (2002), in the model proposed by Terra (2000) and in the knowledge spiral by Nonaka and Takeuchi. Besides that, it were verified the most common practices in knowledge management that comprehended the following practices: Organizational Learning, Benchmarking, Best Practices, Lessons Learned, Mentoring, Practices Communities and Process Maping. According to the analysis it was evidenciated that there were informal and desestructuralized processes, limiting themselves to mentoring practices and practice communities. After that a process mapping was made in the main activities of the technical area, along with a knowledge topography to figure out the knowledge gaps, and from that it was discovered the knowledge demands that were necessary, and where the knowledge was mapped within the company. The last step of the research, focusing on the processes improvements of the knowledge management in the referred company, it is proposed the adoption of some knowledge processes and the formalization of already existing practices. Therefore the knowledge will circulate, and will maintain and update more effectively, democratizing the information access and improving organizational processes, and the individual and collective performance. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177027 |
Date: | 2017-06-21 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
VERSÃO OFICIAL_final_corrigida.docx | 1.416Mb | Microsoft Word 2007 |
View/ |