Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis

Show full item record

Title: Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis
Author: Pastre, Gabriela
Abstract: Este plano de negócios foi desenvolvido com o objetivo de verificar a viabilidade financeira da abertura de uma papelaria na cidade de Florianópolis. O presente trabalho se inicia com dados do setor, apresentando a oportunidade no mercado. A partir disso são apresentados os objetivos geral e específicos. Uma revisão teórica sobre os tópicos abordados no plano de negócios e a metodologia do trabalho também são apresentadas. Depois das seções teóricas é iniciada a apresentação do plano de negócios em si, iniciando com o sumário executivo; em seguida são apresentados os componentes da análise de mercado, ou seja, a análise de clientes, concorrentes, fornecedores e a análise SWOT. O plano de marketing é a próxima seção, composta da descrição dos produtos, preços, estratégias de promoção e divulgação entre outros. Em seguida é apresentado o plano operacional, com o layout da loja, a capacidade comercial, os processos operacionais do dia a dia da empresa e a necessidade de pessoal. Por fim o plano financeiro com os principais indicadores de viabilidade do negócio. Após todas as análises, constatou-se a viabilidade da abertura da papelaria em Florianópolis.This business plan was developed with the objective of verifying the financial viability of opening a stationery shop in the city of Florianópolis. The present work begins with data from the sector, presenting the opportunity in the market. From this, the general objectives and the specific objectives are presented. A theoretical review on the topics covered in the business plan and the methodology of the work are also presented. After the theoretical sessions begins the presentation of the business plan itself, starting with the executive summary, then the components of the market analysis (the analysis of customers, competitors, suppliers and the SWOT analysis) are presented. The marketing plan is the next session, composed of the description of products, prices, strategies of promotion among others. Next, the operational plan is presented, with the layout of the store, the commercial capacity, the day-to-day operational processes of the company and the need of human resources. Finally, the financial plan with the main indicators of business viability. After all the analyzes, it was verified the feasibility of opening the stationery store in Florianópolis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176980
Date: 2017-06-20


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_PN.pdf 1.822Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar