O que há de ambiental na educação audiovisual do MECFlix?

DSpace Repository

A- A A+

O que há de ambiental na educação audiovisual do MECFlix?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Mariana Brasil
dc.contributor.author Guimarães, Lívia de Oliveira
dc.date.accessioned 2017-07-03T19:16:16Z
dc.date.available 2017-07-03T19:16:16Z
dc.date.issued 2017-07-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176897
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é analisar como se apresenta a temática ambiental em um vídeo do portal online MECFlix intitulado “As Fontes de Energia Elétrica e Seus Impactos Ambientais”, disponibilizado pelo Ministério da Educação como um espaço de estudos às pessoas que desejam estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nos referenciais teóricos da Educação Ambiental Crítica (EAC), de modelo estético de vídeos educativos e endereçamento em audiovisuais, os resultados das análises indicam visões de educação ambiental que se sustentam, predominantemente, numa macrotendência pragmática, e menos presente, na conservacionista; que separam seres humanos do conceito de natureza e de meio ambiente (por vezes, o termo “meio ambiente” aparece como sinônimo de natureza, sem a presença de humanos). Indicam que a noção de desenvolvimento, noção de ciência e tecnologia são apresentadas de modo implícito; ideia de sustentabilidade (também de modo implícito) como algo importante e inovador. Podemos afirmar que o modelo estético é do tipo tela-aula, possui narrador oculto que oculta professor; ausência de interações criativas e artísticas entre elementos visuais e sonoros; elementos educativos com exatidão e fechamento de sentidos; ausência de referências; o endereçamento para questão ambiental a dissocia das questões sociais e dá preferência por matrizes energéticas ditas renováveis e sustentáveis. Por último, podemos considerar que aspectos socioambientais, políticos e ideológicos estão presentes no discurso, embora se defenda uma possível neutralidade deles. A potencialidade do uso de vídeos no ensino e a avaliação por meio de provas do tipo ENEM têm possibilidades a serem aproveitadas para ensino crítico e participativo. Os resultados trazem importantes reflexões sobre o uso do vídeo online na educação; e sobre as diferentes visões de educação ambiental e suas repercussões nas decisões políticas. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this study is to analyze how the environmental theme is presented in a video of the website MECFlix entitled "The Sources of Electric Energy and Its Environmental Impacts", made available by the Ministry of Education as a place of study for people who wish to study for the ENEM, which is a National Exam of high school. Based on the theoretical references of Critical Environmental Education, an aesthetic model of educational videos and addressing in audiovisuals, the results of the analyses indicate visions of environmental education that are based predominantly on a pragmatic macrotendency, and less present, in the conservationist. These two tendencies separate humans from the concept of nature and the environment (sometimes the term "environment" appears as synonymous with nature, without the presence of humans). The results indicate that the notion of development, the notion of science and technology are implicitly presented, the idea of sustainability (also implicitly) as something important and innovative. We can say that the aesthetic model is classroom-screen, has hidden narrator that hides teacher, absence of creative and artistic interactions between visual and sound elements, educational elements with accuracy and closure of meanings, absence of references, addressing environmental issues is dissociated from social issues, and gives preference to so-called renewable and sustainable energy sources. Finally, we can consider that socio-environmental, political and ideological aspects are present in the discourse, although they defend a possible neutrality of them. The potential of using videos in education and evaluation through ENEM has the potential to be used for critical and participatory teaching. The results bring important reflections on the use of online videos in education, and about the different visions of environmental education and their repercussions on different policy decisions. pt_BR
dc.format.extent 65 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject videoaulas pt_BR
dc.subject modelo estético de audiovisuais pt_BR
dc.subject endereçamento audiovisual pt_BR
dc.subject educação ambiental pt_BR
dc.subject educação ambiental crítica pt_BR
dc.title O que há de ambiental na educação audiovisual do MECFlix? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC LIVIA.pdf 908.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar