O ensino de evolução biológica: uma análise preliminar sobre a formação de professores, a compreensão dos alunos e os embates ideológicos

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de evolução biológica: uma análise preliminar sobre a formação de professores, a compreensão dos alunos e os embates ideológicos

Show full item record

Title: O ensino de evolução biológica: uma análise preliminar sobre a formação de professores, a compreensão dos alunos e os embates ideológicos
Author: Lessmann, Cleiton
Abstract: Considerando o papel central do ensino de Evolução Biológica para a compreensão da Biologia, este trabalho buscou identificar e analisar os desafios associados ao ensino desse tema. Para isso, foram selecionadas publicações em periódicos da área de Ensino de Ciências e de Biologia (disponíveis no portal de periódicos da CAPES) e trabalhos científicos de cinco edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Após a seleção, esses artigos foram submetidos à Análise de Conteúdo, a fim de identificar e debater os desafios no ensino. Finalmente, com base na produção científica da área, explorar alguns caminhos para superá-los. Os resultados deste estudo demonstraram que existe um aumento na produção de publicações na área nos últimos anos. Porém, o aumento no número de estudos e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), não necessariamente modificam a realidade das Instituições de Ensino (IEs). Mesmo que a Evolução Biológica seja considerada uma verdade científica e tema estruturador da Biologia, a transposição desse conteúdo para a Educação Básica ainda é muito incipiente. São comuns os desafios vindos da formação dos professores e das influências de movimentos conservadores, além das dificuldades de compreensão dos estudantes. Porém, para cada um desses desafios, já existem soluções propostas a serem divulgadas e debatidas entre os docentes. A fim de que, quando possível, sejam desenvolvidas em busca de um ensino significativo da Evolução Biológica.This research is focused on identifying and analyzing the challenges related to teaching biological evolution, considering the central role that this subject has on the understating of Biology itself. It includes publications from Brazilian journals on Science and Biology Teaching (available at the CAPES Scientific Journals Gateway), and also scientific researches presented on the Encontro Nacional de Ensino de Biologia. This publications were analyzed through content analysis in order to identify and to further debate the teaching challenges. In order to explore ways to overcome them, based on the scientific research available on teaching biological evolution. The results in this study show that there is an increase in the number of publications on this subject over the last years. However, this increase combined with the national curricular recommendations, doesn’t seem to affect how evolution is taught on schools. Even though biological evolution is core subject to Biology and considered as a scientific truth, teaching this subject is still too incipient in Fundamental and High School. There are challenges in teacher’s education, student’s comprehension and tensions with rising conservative policies. But for each one of these challenges there are some interesting solutions proposed in other researches that should be debated among teachers. So that they can develop them, when possible, for establishing a meaningful learning of the biological evolution.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176893
Date: 2017-06-23


Files in this item

Files Size Format View Description
_TCC_LESSMANN_C.pdf 421.2Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar