Title: | Design camp: modelo de imersão cocriativa |
Author: | Salvi, Naiane Cristina |
Abstract: |
Design Camps são modelos de evento que compreendem uma gama de atividades voltadas ao ensino e difusão do Design. Estes modelos são difundidos e aplicados internacionalmente e atuam na promoção do Design como ator diferenciador nas atividades cotidianas e organizacionais. Nesta perspectiva surge o SCMC Design Camp, que além de promover o Design na geração de estratégias, prima pelo fomento da inovação. Neste contexto, este modelo incentiva a interação entre a academia e o mercado, capacitando alunos para atuar em colaboração com empresas na geração de soluções eficientes para problemas enfrentados no dia a dia das organizações. Este fator é o principal diferencial do modelo perante os demais. Para fins desta pesquisa é eleito o termo imersão cocriativa, para definir duas vertentes construtivas do modelo: a imersão criativa e a cocriação. O objetivo do trabalho se define portanto, por propor direcionamentos para potencializar a inovação por meio da cocriação e imersão criativa aplicados ao modelo SCMC Design Camp, a partir da análise das duas edições nas quais o modelo foi aplicado. O estudo tem enfoque nos processo utilizados pelo modelo, e na interação dos atores na sua construção. As descrições e observações apresentadas são frutos de investigação e participação imersiva nas duas edições do modelo, o que oportunizou uma compreensão completa do processo, bem como a identificação de intervenções para o seu aprimoramento. Este trabalho possui como contribuição a percepção acadêmica sobre os processos de Design Camp, trazendo a imersão cocriativa como uma importante vantagem na promoção de inovação.<br> Abstract : Design Camps are models of event that comprise a range of activities aimed at teaching and diffusion of Design. These models are internationally applied and disseminated and act in the promotion of Design as a differentiating actor in daily and organizational activities. In this perspective the SCMC Design Camp emerges, emphasizing the promotion of innovation in addition to promoting Design in the generation of strategies. In this context, this model encourages the interaction between the academy and the market, enabling students to work in collaboration with companies in generating efficient solutions to problems faced in the day to day of organizations. This is the main differential of this model in front of the others. For the purposes of this research, the term co-creative immersion is chosen to define two constructive aspects of the model: creative immersion and co-creation. The objective of the work is therefore to propose directions for enhancing innovation through the creative immersion and co-creation applied to the SCMC Design Camp model, based on the analysis of the two editions in which the model was applied. The study focuses on the processes used by the model, and on the interaction of the actors in its construction. The descriptions and observations presented are results of research and immersive participation in the two editions of the model, which gave a full understanding of the process, as well as the identification of interventions for its improvement. This work has as contribution the academic perception about the processes of Design camp, bringing the creative immersion as an important advantage in the promotion of innovation. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176789 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
345837.pdf | 2.281Mb |
View/ |