Title: | Será a tecnologia uma luz para os noturnos?: avaliação de uma proposta de apoio ao ensino-aprendizagem de finanças |
Author: | Alves, Roberto Felipe Rodrigues |
Abstract: |
Este estudo implementou um ambiente virtual web 2.0 para apoio ao ensino-aprendizagem de finanças na disciplina Administração Financeira II (período noturno), lecionada no curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades do ambiente virtual objetivaram aumentar o feedback professor-aluno, e a interação entre os estudantes. Para verificar se o ambiente virtual contribuiu para aumentar a dedicação e o desempenho dos alunos, comparou-se dois grupos. O primeiro não utilizou o ambiente de ensino-aprendizagem, o que foi feito pelo segundo grupo. Também foram verificadas as atividades do ambiente de aprendizagem que mais contribuíram para o desempenho do segundo grupo. Por fim, verificou-se a aceitação da tecnologia, e, descreveu-se a avaliação dos alunos que utilizaram o ambiente de ensino. Os resultados mostraram evidências de que a proposta foi capaz de aumentar o tempo de estudo e as notas na disciplina. Assistir vídeos e escrever diários (relatórios de aprendizagem) foram as atividades que explicaram o desempenho do segundo grupo de alunos. O fator que mais explicou as intenções de uso do ambiente virtual, e, consequentemente, o uso efetivo, foi a utilidade percebida. Além disso, os alunos ficaram satisfeitos com a proposta, e os vídeos foram o material pedagógico mais apreciado.<br> Abstract : This study implemented a virtual web 2.0 environment to support teaching and learning of finance in the Financial Administration II course (night time), taught in the administration course of the Federal University of Santa Catarina. The activities of the virtual environment aimed at increasing teacher-student feedback, and interaction among students. In order to verify if the virtual environment contributed to increase the dedication and the performance of the students, two groups were compared. The first did not use the teaching-learning environment, which was done by the second group. It was also verified the activities of the learning environment that contributed most to the performance of the second group. Finally, the acceptance of the technology was verified, and the evaluation of the students who used the teaching environment was described. The results showed evidence that the proposal was able to increase the study time and the grades. Watching videos and writing diaries (learning reports) were the activities that explained the performance of the second group of students. The factor that most explained the intentions of using the virtual environment, and, consequently, the effective use, was perceived usefulness. In addition, the students were satisfied with the proposal, and the videos were the most appreciated teaching material. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176743 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
346003.pdf | 20.49Mb |
View/ |