Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX

DSpace Repository

A- A A+

Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX

Show simple item record

dc.contributor.advisor Teixeira, Marcos Vieira
dc.contributor.author Bortoli, Adriana
dc.date.accessioned 2017-06-22T00:19:00Z
dc.date.available 2017-06-22T00:19:00Z
dc.date.issued 2016-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176599
dc.description Bortoli, Adriana de Bortoli. Uma análise dos livros de André Perez Y Marin : um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX / Adriana de Bortoli. - Rio Claro, 2016 146 f. : il., figs., quadros Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas Orientador: Marcos Vieira Teixeira 1. Matemática - Estudo e ensino. 2. Colégio culto à ciência. 3. Livros didáticos. 4. Ensino secundário. 5. Saberes escolares. I. Título. Este exemplar original encontra-se na Biblioteca do Instituto de Geociências e Ciências Exata da Universidade Estadual Paulista. pt_BR
dc.description.abstract Analisar as obras de André Perez y Marin com o intuito de entender tendências e propostas de ensino que possam ter deixado contribuições para a Educação Matemática, é o principal objetivo deste trabalho. A investigação tem como fonte de pesquisa os livros didáticos do referido autor, principalmente, e, decretos, portarias e leis normalizadores do ensino brasileiro, pois são documentos que relatam as modificações no ensino de Matemática ao longo de algumas décadas. A pergunta diretriz desta pesquisa é: “Quais propostas didático-metodológicas de ensino de Matemática estão presentes nas obras de André Perez y Marin?”. Com o intuito de responder tal questão, este estudo fez uso do ferramental teórico-metodológico, vindo da história cultural e valeu-se das buscas pelas estratégias editoriais e políticas de vendagem das obras do referido autor e da metodologia de organização do conhecimento. Pode-se afirmar que André Perez y Marin, em seus livros, apresentou alguns conceitos matemáticos que não estavam nos programas de ensino vigentes à época, como o conceito de funções, que inclusive não era um assunto comumente presente nos livros didáticos do período. Além disso, o autor introduziu alguns elementos do cálculo, mesmo sem ter sido recomendado nos programas oficiais, uma vez que, o Cálculo Diferencial e Integral havia sido excluído dos programas do ensino secundário, desde a reforma Benjamim Constant, ocorrida em 1890; sendo, novamente, proposto apenas em 1929. Concluímos quanto à proposta didático-metodológica, que o autor fez uso, principalmente, do método analítico, nas obras Elementos de Algebra e Aritmética Teorico-Prática, e do método sintético na obra Elementos de Geometria. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Colégio Culto à Ciência pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino secundário pt_BR
dc.subject Saberes escolares pt_BR
dc.title Uma análise dos livros de André Perez Y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
bortoli_a_dr_rcla.pdf 6.380Mb PDF View/Open Tese Bortoli

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar