Produção científica na graduação em Odontologia da UFSC: análise bibliométrica dos TCC apresentados até 2016

DSpace Repository

A- A A+

Produção científica na graduação em Odontologia da UFSC: análise bibliométrica dos TCC apresentados até 2016

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Finkler, Mirelle
dc.contributor.author Vieira, Samantha
dc.date.accessioned 2017-06-19T16:41:30Z
dc.date.available 2017-06-19T16:41:30Z
dc.date.issued 2017-06-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176574
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Conhecer a produção científica que vem sendo desenvolvida nos cursos de graduação possibilita perceber a maior ou menor consonância dos cursos às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Uma compreensão estratégica do perfil da produção científica, materializada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), pode servir para avaliações curriculares e para a reorganização dos cursos no sentido de uma formação que objetive o desenvolvimento de um profissional ativo na construção do seu conhecimento, em que a excelência técnico-científica esteja acompanhada de uma excelência ético-humanística. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica no curso de graduação em odontologia da UFSC, através de um levantamento da produção de TCC desde 2011, em que começaram a ser defendidos, até 2016. Empregou-se, para tanto, uma análise bibliométrica dos TCC disponíveis na base de dados online da Biblioteca Universitária da UFSC. Os dados foram coletados em um formulário previamente construído no Googledocs®, incluindo as seguintes variáveis: tipo do trabalho (revisão de literatura/ relato de caso/ pesquisa); delineamento da pesquisa; cenário da pesquisa; submissão a Comitê de Ética em Pesquisa; formato do TCC (monografia/artigo); área de pesquisa (ciências básicas/ odontologia em geral/ saúde bucal coletiva e áreas afins/ especialidades odontológicas); e qual especialidade, quando classificados nesta categoria. Os dados foram analisados com estatística descritiva. Entre os principais resultados, destaca-se que dos 413 trabalhos incluídos, 71% eram pesquisa (37% com delineamento transversal e 44% em serviços públicos), 26%, revisão de literatura e 3%, relato de caso. Ainda assim, apenas 15% foram elaborados na forma de artigos científicos. A maioria (64%) apresentava temáticas relacionadas às especialidades odontológicas, destacando-se Dentística com 23%, Estomatologia com 14%, Ortodontia com 11%; 20% eram de temáticas relacionadas à “odontologia em geral”; 13% em Saúde Bucal Coletiva e áreas afins; e 3% em ciências básicas. Do total de TCC que consistiam de “pesquisas” e “relatos de caso”, 67% foram submetidos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Considera-se que o perfil da produção científica dos TCC do curso de Odontologia da UFSC ainda não se diferencia do tradicional perfil da produção científica odontológica que é coerente com a histórica formação tecnicista-clínica, a despeito das mudanças preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, quanto ao direcionamento dos cursos e ao perfil dos egressos. Apesar disto, a iniciação científica durante a graduação pode ter efeitos positivos sobre a formação do cirurgião-dentista, fatores que também precisam ser avaliados. pt_BR
dc.format.extent 30 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Bibliometria pt_BR
dc.subject Odontologia pt_BR
dc.title Produção científica na graduação em Odontologia da UFSC: análise bibliométrica dos TCC apresentados até 2016 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Gomes, Doris


Files in this item

Files Size Format View
TCC SAMANTHA VIEIRA (1).pdf 1.222Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar