Redes de atenção à saúde: a organização a partir do programa saúde na escola

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Redes de atenção à saúde: a organização a partir do programa saúde na escola

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Título: Redes de atenção à saúde: a organização a partir do programa saúde na escola
Autor: Regis, Ilen Nascimento
Resumo: As redes de atenção à saúde (RAS) apresentam-se como uma malha que interconecta e integra os estabelecimentos e serviços de saúde de determinada região. A partir desse conceito o presente trabalho teve como objetivo analisar a organização da rede de atenção à saúde a partir do Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizado um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da análise de dados secundários oriundos do Sistema INFOSAUDE e de documentos norteadores do PSE no município de Florianópolis. Foram incluídas na pesquisa as unidades escolares do município que aderiram ao programa na vigência 2014-2015 e que realizaram pelo menos uma atividade do componente I no período. A análise documental foi realizada por meio da leitura de todos os documentos oficiais disponíveis que norteiam o programa no município. Os dados quantitativos sofreram análise descritiva e os dados qualitativos foram analisados segundo os atributos necessários para o estabelecimento da rede de atenção. Constatou-se que a adesão ao programa pelo município apresentou uma grande cobertura de estudantes com 95,9%. Destes, a atividade de avaliação da condição de saúde bucal foi realizada em média em 82,2%. A atividade de escovação supervisionada direta foi realizada em média em 96,2% dos estudantes, e chegou a ser desenvolvida por até 11,9 vezes em um território adstrito. Nos documentos analisados os atributos das RAS “Serviços especializados” e “Financiamento tripartite” não foram identificados, já “População e territórios definidos”, “Atenção à saúde centrada no indivíduo, na família e nas comunidades, levando em consideração as particularidades de cada um” e “Integração entre os diferentes entes federativos a fim de atingir um propósito comum” foram abordados na maioria dos documentos. Desta forma, por meio da análise das atividades normativas em saúde bucal e dos documentos norteadores do programa observou-se que o PSE tem potencial para colaborar com a organização da rede de atenção a saúde, em especial a saúde bucal, no entanto, estudos a partir da realidade vivenciada diretamente no desenvolvimento do programa deveriam ser realizados para tal constatação.The networks of health care are presented as a mesh that interconnects and integrates the health establishments and services of a certain region, from this concept the present work aimed to analyze the organization of the network of health care from the Health Program In the School (PSE). A descriptive transvesal study was carried out, with a quantitative and qualitative approach, through analysis of secondary data from the INFOSAUDE System and PSE guiding documents in the city of Florianópolis. Included in the survey were the school units of the municipality that joined the program in the period 2014-2015 and who performed at least one component I activity in the period. The documentary analysis was carried out by means of the reading of all the official documents available that guide the program in the municipality. The quantitative data were analyzed and the qualitative data were analyzed according to the attributes necessary for the establishment of the care network. It was verified that the adhesion to the program by the municipality presented a great coverage of students with 95,9%. Of these, the evaluation of the oral health condition was performed on average in 82.2%, with students having this evaluation performed for up to 5.5 times during the period of validity. The direct supervised brushing activity was performed on average in 96.2% of the students, and it was developed for up to 11.9 times in an attached territory. In the documents analyzed, the attributes of the RAS "Specialized services" and "Tripartite funding" were not identified, already "Population and defined territories", "Health care focused on the individual, family and communities, taking into account the particularities of each" and" Integration between different federal entities in order to achieve a common purpose "were covered in most documents. Thus, through the analysis of normative activities in oral health and the guiding documents of the program, it was observed that the PSE has the potential to collaborate with the organization of the health care network, especially oral health. However, studies based on the reality experienced directly in the development of the program should be carried out for this purpose.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176569
Data: 2017-06-19


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