Percepção dos formandos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, após dez anos de novo currículo.

DSpace Repository

A- A A+

Percepção dos formandos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, após dez anos de novo currículo.

Show full item record

Title: Percepção dos formandos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, após dez anos de novo currículo.
Author: Anderson, Fabiano Prieto
Abstract: Os objetivos foram demonstrar se as mudanças curriculares estão em ação, na formação de Cirurgiões Dentistas, quantificar e apontar os pontos positivos e negativos na sua formação, pois a mudança que ocorreu no currículo, saiu de um modelo assistencialista, modelo que trata doente, para um modelo generalista, humanista, crítico e reflexivo, que pode atuar em todos níveis de atenção, sempre pautado nas realidades sociais. Este estudo de conclusão de curso vem demonstrar a percepção dos alunos da décima fase do Curso de graduação em Odontologia da UFSC, que se formaram no primeiro semestre do ano de 2017, sobre a nova realidade relativa ao novo currículo, vinda das DCNs, bem como sua visão de forma qualitativa, de como foi sua formação ao longo de seus cinco anos de formação. O método utilizado foi a aplicação de um questionário nos alunos da décima fase do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC. A partir dos resultados coletados foram feitas as análises e interpretações confrontando com a legislação vigente. Podemos concluir que o processo político pedagógico do curso não encontra-se em total atividade. Os alunos, em sua maioria (80,6%), referem não se sentirem totalmente preparados para exercer sua atividade profissional. Reconhecem a qualidade do corpo docente da instituição e apontam outros motivos para esse fato, como: excesso de disciplinas de interação comunitária, necessidade de melhor infra-estrura, mais aulas práticas e maiores ensinamentos na área de administração e gerenciamento. Ainda na visão dos alunos, as clinicas multidisciplinares deveriam somente acontecer nos estágios supervisionados na nona e décima fases e as clinicas do eixo profissionalizante deveriam ser por disciplinas isoladas.The objectives were to demonstrate if the curricular changes are in action, in the formation of Dental Surgeons, to quantify and point out the positive and negative points in their formation, since the change that occurred in the curriculum, went from a care model, A generalist, humanist, critical and reflexive model that can act in all levels of attention, always based on social realities. This course conclusion study demonstrates the students' perception of the tenth phase of the Graduation Course in Dentistry of UFSC, which were formed in the first half of 2017, about the new reality regarding the new curriculum, coming from the DCNs, as well as His vision of a qualitative way, of how was his formation during his five years of formation. The method used was the application of a questionnaire in the students of the tenth stage of the Graduation Course in Dentistry of UFSC. From the results collected, the analyzes and interpretations were made in relation to the current legislation. We can conclude that the political pedagogical process of the course is not in full activity. The majority of the students (80.6%) reported not feeling fully prepared to carry out their professional activity. They acknowledge the quality of the institution's teaching staff and point out other reasons for this fact, such as: excess of community interaction disciplines, need for better infrastructure, more practical classes and greater teaching in the area of administration and management. Still in the view of the students, multidisciplinary clinics should only happen in the supervised stages in the ninth and tenth phases and the clinics of the vocational axis should be by isolated disciplines.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176447
Date: 2017-06-16


Files in this item

Files Size Format View Description
MEU TCC final pronto.pdf 685.4Kb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar