Câncer Bucal: Nível de Conhecimento e prática de atitudes preventivas por estudantes do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC

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Câncer Bucal: Nível de Conhecimento e prática de atitudes preventivas por estudantes do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC

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Title: Câncer Bucal: Nível de Conhecimento e prática de atitudes preventivas por estudantes do Curso de Graduação em Odontologia da UFSC
Author: Gesser, Larissa
Abstract: O câncer bucal é uma doença multifatorial com alta incidência no mundo, considerado problema de saúde pública, sendo a prevenção e o diagnóstico precoce as melhores formas de reverter essa situação. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento e prática de atitudes preventivas pelos alunos do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Um questionário previamente testado contendo trinta e cinco questões exclusivamente fechadas foi aplicado a 230 acadêmicos, divididos em três grupos de acordo com o semestre letivo – G1 (primeira e segunda fases), G2 (quarta e quinta fases) e G3 (nona e décima fases). A análise descritiva foi realizada em todas as questões e para estatística analítica, os dados foram analisados no software IBM® SPSS versão 21, assumindo 95% de significância. A análise dos resultados permitiu constatar que de forma geral os alunos recebem informações sobre o assunto durante o curso de graduação, não havendo diferença estatisticamente significante entre os grupos G2 e G3. Apesar disso, lacunas no conhecimento foram encontradas no que se referem à manifestação inicial da doença, fatores de risco, referenciamento de pacientes com diagnóstico confirmado de câncer bucal e segurança para realização do procedimento diagnóstico. Recomenda-se à Instituição o direcionamento de esforços de modo a formar profissionais cada vez mais conscientes e aptos a transformar a realidade vigente do câncer bucal.Oral cancer is a multifactorial disease with high incidence in the world, considered a public health problem, and prevention and early diagnosis are the best ways to reverse this situation. The objective of this study was to evaluate the level of knowledge and practice of preventive attitudes by students of the Undergraduate Course in Dentistry of the Federal University of Santa Catarina. A previously tested questionnaire containing thirty-five exclusively closed questions was applied to 230 students, divided into three groups according to the academic semester - G1 (first and second phases), G2 (fourth and fifth phases) and G3 (ninth and tenth phases). The descriptive analysis was performed on all questions and for analytical statistics, the data were analyzed in IBM® SPSS software version 21, assuming 95% significance. The analysis of the results showed that in general students receive information about the subject during the undergraduate course, and there was no statistically significant difference between the G2 and G3 groups. Nevertheless, gaps in knowledge were found regarding the initial manifestation of the disease, risk factors, referencing of patients with confirmed diagnosis of oral cancer and safety for performing the diagnostic procedure. The Institution is recommended to focus efforts in order to train professionals who are increasingly aware and able to transform the current reality of oral cancer.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176428
Date: 2017-06-16


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