Elaboração de um roteiro visual pedagógico como estratégia facilitadora no atendimento odontológico de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo

DSpace Repository

A- A A+

Elaboração de um roteiro visual pedagógico como estratégia facilitadora no atendimento odontológico de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo

Show full item record

Title: Elaboração de um roteiro visual pedagógico como estratégia facilitadora no atendimento odontológico de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo
Author: Czornobay, Luiz Fernando Monteiro
Abstract: Objetivo: Elaborar um roteiro, em formato de história social, como recurso visual pedagógico para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com finalidade posterior de avaliar se a intervenção contribui com a melhora comportamental do exame físico odontológico. Desenho do estudo: O roteiro visa transformar uma visita ao consultório odontológico em uma atitude rotineira para pacientes com TEA. Para isso, os passos de um exame físico bucal foram descritos e explicados por meio de imagens e instruções escritas simples. O treinamento proposto busca diminuir a ansiedade causada por estímulos sensoriais inerentes ao exame físico bucal, pela antecipação de imagens, além de conter imagens e frases com reforço positivo para o bom comportamento. Três modelos foram confeccionados: um para o paciente com TEA, um para o cuidador e outro para o dentista. A história social iniciou com imagens da estrutura física onde os atendimentos odontológicos serão efetuados. O exame físico bucal foi ilustrado em 10 passos: (1) Entrar no consultório; (2) Sentar na cadeira do dentista; (3) Encostar as costas no encosto da cadeira; (4) Foco de luz direta na face; (5) Abrir a boca; (6) Tolerar a manipulação bucal com luvas; (7) Exame bucal com espelho clínico (8) Exame intra-bucal com sonda exploratória; (9) Exame intra-bucal com espelho e sonda exploratória; (10) Oclusão dental. A história foi montada com auxílio do programa power point, transformada em formato pdf e posteriormente impressa. Resultados: O roteiro será apresentado para pacientes com TEA com graduação comportamental 1, 2 ou 3 pelas escalas de Frankl e Houpt. Conclusão: O trabalho apresentado consta da etapa 1 de um macroprojeto de pesquisa intitulado “CONDICIONAMENTO PSICOEDUCACIONAL COMO COADJUVANTE NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA“, o qual terá continuidade após qualificação da amostra desenvolvida no TCC “Perfil dos pacientes com diagnóstico de transtorno do espectro autista atendidos no Núcleo de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago – HU/UFSC”, pelo graduando João Paulo da Cruz Lemos. (Protocolo 1.744.320).ABSTRACT Objective: To elaborate a model in a social history format as visual pedagogical resource for patients with Autistic Spectrum Disorder (ASD), with the purpose of evaluating if the intervention contributes to the behavioral improvement of the physical oral examination. Study Design: The model aims to turn a visit to the dental office into a routine attitude for patients with ASD. Thus, the steps of an oral examination were described and explained through simple written images and instructions. The training sought to reduce the anxiety caused by sensory stimuli inherent in the oral examination due to the anticipation of images, besides containing images and phrases with positive reinforcement for good behavior. The social history began with images of the physical structure where the dental care will be performed, and the oral exame was illustrated in 10 steps: (1) Enter the office; (2) Sit in the dentist's chair; (3) To lean your back on the back of the chair; (4) Direct light focus on the face; (5) Open mouth; (6) Tolerating oral manipulation with gloves; (7) Oral exame with clinical mirror (8) Oral exame with exploratory instrument; (9) Oral exame with a mirror and exploratory instrument; (10) Dental occlusion. The story was assembled with the help of the power point program, transformed into pdf format and later printed. Results: The social history will be presented for patients with ASD with gradutation 1, 2 or 3 by the Frankl and Houpt behavioral scales. Conclusion: The presented project represents part 1 of a macro project entitled "PSYCHOEDUCATIONAL CONDITIONING AS A CO-ADJUVANT IN DENTAL ASSISTANCE IN PATIENTS DIAGNOSED WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER", which will be continued after qualification of the sample developed in the TCC "Profile of patients with diagnosis Of Autistic Spectrum Disorder attended by the Hospital Dentistry Nucleus of Professor Polydoro Ernani University Hospital of São Thiago - HU / UFSC ", by graduating João Paulo da Cruz Lemos. (Protocol 1.744.320).
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176426
Date: 2017-06-16


Files in this item

Files Size Format View
TCC Luiz Fernando VersãoFinal pdf.pdf 1.612Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar