Estudo da influência de características urbanas na participação de viagens não motorizadas: um estudo de caso para o município de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Estudo da influência de características urbanas na participação de viagens não motorizadas: um estudo de caso para o município de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Goldner, Lenise Grando pt_BR
dc.contributor.author Medeiros, Guilherme Custódio de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:19:50Z
dc.date.available 2017-05-23T04:19:50Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345234 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175879
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento socioeconômico proporcionado pelo crescimento das cidades, vem trazendo desafios aos seus habitantes, planejadores e líderes em todo o mundo. Além das condições precárias com que muitas vezes ocorrem os assentamentos urbanos, especialmente nas camadas mais pobres da população, cada vez mais se constata a expansão urbana nas áreas periféricas favorecendo o espalhamento das atividades urbanas, tornando a população dependente dos modos de transporte motorizados, essencialmente o modo motorizado individual. A forma urbana tem grande influência na distribuição modal das viagens de uma determinada área. De modo geral, os estudos existentes indicam que o ambiente urbano mais apropriado às necessidades do pedestre, a maior densidade e diversidade de ocupação, e maior acessibilidade por transporte público reduzem as viagens de automóvel, tendo um grande impacto na qualidade de vida das cidades. O presente estudo tem por objetivo a análise da influência das características do ambiente construído na participação modal das viagens não motorizadas, por meio da aplicação de um estudo de caso para o Município de Florianópolis ? SC, utilizando a técnica de regressão múltipla. Para isso, foram utilizados os dados da pesquisa origem-destino recentemente realizada na Região Metropolitana de Florianópolis, bem como outros dados demográficos e espaciais da área de estudo, que foram agregados em nível de zona de tráfego (141 zonas), por sua vez agrupadas em 13 macrozonas de análise. Os resultados do estudo de caso sugerem que as zonas com maior densidade de empregos, maior intensidade de usos, maior proporção de empregos por habitante e maior densidade viária possuem maior proporção de viagens não motorizadas, enquanto zonas com uso predominantemente residencial apresentam resultado inverso.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The socio-economic development provided by the growth of the cities around the world, has induced challenges to their residents, planners and leaders. In addition to the poor conditions that often occur urban settlements, especially in the poorest sections of the population, increasingly we see the urban expansion in the peripheral areas favoring the spread of urban activities, making the population dependent on motorized transport modes, essentially the car. The urban form has great influence on the modal distribution of trips in a given area. In general, existing studies indicate that the most appropriate urban environment to pedestrian needs, higher density and diversity of occupation, and greater accessibility by public transport reduce automobile travel, having a great impact on quality of life in cities. This study aims to analyze the influence of the characteristics of built environment in the modal share of non-motorized travel, through the application of a case study for the city of Florianópolis - SC, using multiple regression technique. This research used travel data obtained from a recent survey applied in Florianópolis? metropolitan area of Florianópolis and others demographic and spatial data of the study area, aggregated into traffic zone level (141 zones), grouped 13 macrozones analysis. The case study results points that areas with higher jobs densit, intensity of land use, higher proportion of employ per inhabitant and road density have a higher proportion of non-motorized trips, while the predominantly residential use zones have the opposite result. en
dc.format.extent 169 p.| il., grafs., mapas, tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Transporte urbano pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Solo urbano pt_BR
dc.subject.classification Uso pt_BR
dc.subject.classification Florianópolis (SC) pt_BR
dc.title Estudo da influência de características urbanas na participação de viagens não motorizadas: um estudo de caso para o município de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345234.pdf 6.243Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar