Ética e formação profissional em odontologia: problemas vivenciados por estudantes de graduação

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Ética e formação profissional em odontologia: problemas vivenciados por estudantes de graduação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Finkler, Mirelle pt_BR
dc.contributor.author Marin, Fabíola pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:17:21Z
dc.date.available 2017-05-23T04:17:21Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345295 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175861
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2016 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta-se em um momento em que o Brasil, no contexto histórico da Educação e da Saúde, tem colocado novos desafios para a educação superior. O perfil profissional estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde requer uma formação profissional generalista, humanística, crítica e reflexiva. Este trabalho pretendeu colaborar com esta tarefa ao buscar compreender os problemas éticos vivenciados por estudantes de graduação em Odontologia. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa, realizado em duas faculdades de odontologia do sul do país com a participação de 25 estudantes de fases intermediárias e final do curso. Foram realizados dois momentos de grupos focais com cada turma, com intervalos de 10 a 15 dias. A coleta de dados foi registrada com gravações em áudio e vídeo. Os áudios foram transcritos, complementados com as observações dos vídeos e levados para análise no software Atlas.ti 7®. Da análise dos dados emergiram cinco categorias temáticas que revelam os principais problemas éticos para os estudantes: O assédio moral na relação professor-estudante; Violências na relação pedagógica; As dificuldades interpessoais docentes, A competitividade discente e a Objetificação do paciente da clínica de ensino. Ficou evidente a necessidade de se repensar o processo de ensino-aprendizagem em odontologia, particularmente em relação à humanização das relações interpessoais e das vivências acadêmicas. Há que se promover o desenvolvimento moral dos estudantes o que exige que o corpo docente esteja ciente dos problemas éticos vivenciados por eles no processo de socialização profissional. Uma vez cientes poderão buscar se aperfeiçoar na gestão destes problemas por meio de estudo, da reflexão ética e do diálogo deliberativo.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This work is presented at a time when Brazil, the historical context of education and health, has set new challenges for higher education. The professional profile established by the National Curriculum Guidelines for health courses requires a generalist, humanistic, critical and reflective professional qualification. This work intended to contribute to this task trying to understand the ethical conflicts experienced by undergraduate students in Dentistry. This is a descriptive study of qualitative approach, carried out in two southern dental schools of the country, with the participation of 25 students from four different classes, two in the middle and two at the end of the course. Two moments of focus groups were conducted with each group at intervals of 10 to 15 days. Data collection was recorded with audio recordings and video. The audios were transcribed, supplemented with observations of videos and taken for analysis in Atlas.ti 7® software. Analysis of the data emerged five thematic categories that reveal the main ethical problems for students: moral blockade in the teacher-student relationship, the violence un the pedagogical relationship; interpersonal difficulties among teachers, the student competitiveness and the objectification of the patient. It was evident the need to rethink the process of teaching and learning in dentistry, particularly in relation to the humanization of interpersonal relationships and academic experiences. It is necessary to promote the moral development of students which requires that the faculty is aware of ethical problems experienced by them in the professional socialization process. Once aware, they may seek to improve the management of these conflicts through study, ethical reflection and deliberative dialogue. en
dc.format.extent 110 p.| ils., tab. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Ética pt_BR
dc.subject.classification Bioética pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title Ética e formação profissional em odontologia: problemas vivenciados por estudantes de graduação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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