Mário de Andrade e o surrealismo

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Mário de Andrade e o surrealismo

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dc.contributor.author Brandão, Gilda Vilela
dc.date.accessioned 2017-05-06T17:45:41Z
dc.date.available 2017-05-06T17:45:41Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.issn 2316-5847
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175471
dc.description Revista Landa, v. 4, n. 2 (2016) pt_BR
dc.description.abstract Partindo dos princípios estéticos estabelecidos no “Prefácio Interessantíssimo” à Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade (1893- 1945), este artigo levanta indícios sobre possíveis relações estéticoliterárias do poeta modernista com o surrealismo de tradição francesa. Tudo indica, porém, que esta opção estilística, de viés experimentalista, não alcançou desdobramentos nas obras seguintes – Losango Cáqui (1926), Clã do Jabuti (1927) e Remate de Males (1930) – cujo tom meditativo contrasta com as imagens delirantes de Pauliceia desvairada. Neste artigo, procuramos entender como essas duas inflexões iluminam o universo poético de um dos fundadores de nosso modernismo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.relation.ispartof Revista Landa pt_BR
dc.subject Mário de Andrade pt_BR
dc.subject Prefácio interessantíssimo pt_BR
dc.subject Surrealismo pt_BR
dc.subject Pauliceia desvairada pt_BR
dc.title Mário de Andrade e o surrealismo pt_BR
dc.type Article pt_BR


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