Mário de Andrade e o surrealismo
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dc.contributor.author |
Brandão, Gilda Vilela |
|
dc.date.accessioned |
2017-05-06T17:45:41Z |
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dc.date.available |
2017-05-06T17:45:41Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.issn |
2316-5847 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175471 |
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dc.description |
Revista Landa, v. 4, n. 2 (2016) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo dos princípios estéticos estabelecidos no “Prefácio Interessantíssimo” à Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade (1893- 1945), este artigo levanta indícios sobre possíveis relações estéticoliterárias do poeta modernista com o surrealismo de tradição francesa. Tudo indica, porém, que esta opção estilística, de viés experimentalista, não alcançou desdobramentos nas obras seguintes – Losango Cáqui (1926), Clã do Jabuti (1927) e Remate de Males (1930) – cujo tom meditativo contrasta com as imagens delirantes de Pauliceia desvairada. Neste artigo, procuramos entender como essas duas inflexões iluminam o universo poético de um dos fundadores de nosso modernismo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.relation.ispartof |
Revista Landa |
pt_BR |
dc.subject |
Mário de Andrade |
pt_BR |
dc.subject |
Prefácio interessantíssimo |
pt_BR |
dc.subject |
Surrealismo |
pt_BR |
dc.subject |
Pauliceia desvairada |
pt_BR |
dc.title |
Mário de Andrade e o surrealismo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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