Abstract:
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Através de pesquisa de levantamento bibliográfico, esse estudo objetivou analisar práticas de educação ambiental, desenvolvidas junto ao ensino formal e não formal publicadas em diversos periódicos. A análise foi realizada através de preenchimento de fichas padronizadas, que continham questões como os temas da educação ambiental envolvidos, os grupos etários, os locais onde as práticas foram realizadas. Foram analisados um total de 65 artigos, que demonstram a grande diversidade de práticas e temas de EA desenvolvidas atualmente. Os resultados mostram 13 registros de atividades do ensino formal, ou seja, dentro de sala da aula. Outro resultado encontrado é de atividades não formais, trabalhos com estudantes de ensino básico e EJA, fora da sala de aula, e grupos de pessoas de associações de agricultores, de associações de bairro e comunidade em geral, com 43 registros. Apenas as atividades feitas por Creches, Associações de Classe e APAE/idosos não envolveram estudantes do ensino formal, com 9 registros. Durante os anos do ensino fundamental, há maior atividade de educação ambiental, com 24 ocorrências e estudantes de ensino médio, com 10 ocorrências. Considerando as temáticas da educação ambiental, as atividades de “trilhas ecológicas” foram aquelas com mais publicações. O tema da “reciclagem” vem em segundo lugar, seguido do tema “hortas escolares”. Devido às múltiplas práticas e temas utilizados, percebe-se que a EA tem sido realizada no âmbito não formal e formal de maneira interdisciplinar e transversal. Da mesma forma, não se percebe detalhamento de seleção de conteúdos, conectados com os diferentes níveis da escolaridade básica. |