Da prática à teoria:uma experiência acerca do corpo humano no ensino de ciências
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Giraldi, Patricia Montanari |
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dc.contributor.author |
Castilhos |
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dc.date.accessioned |
2017-04-25T19:37:48Z |
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dc.date.available |
2017-04-25T19:37:48Z |
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dc.date.issued |
2016-12-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175122 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema corpo humano bem como sua relação com a sexualidade está previsto e presente no ensino. Em 1997 se efetivou como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a “Educação” em sexualidade, tendo de ser abordado em diversas áreas do conhecimento. Entretanto, está frequentemente inserido nas aulas de Ciências e Biologia com um ensino sistematizado do corpo. Sendo o sistema “reprodutor” integrante do corpo a justificativa por abordagens mais biologizantes, pontuais, direcionadas e simplificadas sobre a sexualidade, está vinculada a uma ideia de prevenção da saúde, também pela constatação e reconhecimento de gravidez em muitos jovens, dentro do contexto escolar. Isso faz com que o tema sexualidade perca, em parte, significação social e cultural. Tendo em vista que o corpo não possui única e exclusiva função de reprodução e que é possível aprimorar entendimentos e conhecimentos sobre o sujeito e sua construção de identidades (sexual e de gênero), defendemos uma abordagem mais ampla e consciente em relação ao estudo destes temas, bem como as suas relações sociais e culturais. Diante desta perspectiva pensada para o ensino de Ciências deu-se início a este trabalho com estratégias, abordagens e atividades diversificadas enfocadas na discussão sobre os diferentes tipos de corpos, estilos, sexos, gêneros, famílias e preconceitos com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Básica Municipal da Grande Florianópolis. As práticas e análises realizadas tiveram como ponto de partida a aproximação das professoras com a realidade social e familiar dos estudantes e das estudantes. Sendo assim, acredito que este trabalho que surgiu de uma prática e passa a ser analisado com embasamentos teóricos possa auxiliar de alguma maneira outros professores e professoras, seja como modelo efetivo ou comparativo em suas aulas de ciências. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências e corpo humano |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade e Ensino de Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo Humano e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de Poder na Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.title |
Da prática à teoria:uma experiência acerca do corpo humano no ensino de ciências |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Ribeiro, Simone Dos Santos |
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