dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Triska, Ricardo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ramos, Marcos Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-04-25T04:03:59Z |
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dc.date.available |
2017-04-25T04:03:59Z |
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dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
345519 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175064 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Design enquanto atividade estratégica, dentre diversas funções atua também na promoção de produtos e serviços em diversos setores. Esta característica se dá principalmente pela atuação interdisciplinar da prática. Diante deste contexto, surge o interesse em se apropriar do potencial desta atividade considerando demais aspectos envolvidos da Gestão de Design para a promoção de produtos e serviços. O objeto de aplicação desta pesquisa trata-se do Mercado Público Municipal da cidade de Itajaí - Santa Catarina. O Mercado Público é uma edificação tombada pelo patrimônio histórico Municipal e vistas as proximidades de comemoração aos 100 anos de sua fundação, viu-se a oportunidade de aplicar o Design como uma estratégia para resgate, preservação e fortalecimento da Identidade deste espaço, primordial para a cultura da região. Para alcance deste objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, apropriando-se do método analítico. Esta foi organizada em duas etapas, sendo a primeira destinada a construção do referencial teórico e a segunda concentrada no estudo de caso. Para desenvolvimento do estudo de caso utilizou-se o GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos que organiza as etapas desenvolvimento do projeto, e para diagnóstico das fragilidades e potencialidades do espaço, o modelo CDS, que analisa a Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade. Como resultado, as fragilidades diagnosticadas foram organizadas com recomendações em um Plano de Intervenção, de caráter conceitual, que engloba fatores como a Identidade, Infraestrutura e ações sugeridas para a melhoria da qualidade na oferta de produtos e serviços com preservação da Identidade do espaço a partir do fortalecimento de sua imagem como um elemento promotor da cultura regional estreitando e fortalecendo a relação entre o espaço, o município, a região no qual está inserido e os serviços que disponibiliza.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : Design as a strategic activity, among several functions also acts in the promotion of products and services in various sectors. This characteristic is mainly due to the interdisciplinary practice of practice. Given this context, the interest arises in appropriating the potential of this activity considering other aspects of Design Management involved in the promotion of products and services. The object of application of this research is the Municipal Public Market of the city of Itajaí - Santa Catarina. The Public Market is a building listed by the Municipal Historic Patrimony and seen in the vicinity of commemorating the 100th anniversary of its founding, there was the opportunity to apply the Design as a strategy to rescue, preserve and strengthen the Identity of this space, primordial for the Culture of the region. In order to achieve this objective, a research of an applied nature was developed, with a qualitative approach and exploratory and descriptive objectives, appropriating the analytical method. This was organized in two stages, the first one aimed at constructing the theoretical reference and the second focused on the case study. For the development of the case study, the GODP - Guide for Project Development Guidance was used to organize the development stages of the project, and to diagnose the weaknesses and potentialities of the space, the CDS model that analyzes Competitiveness, Differentiation and Sustainability. As a result, the diagnosed fragilities were organized with recommendations in a conceptual intervention plan that includes factors such as Identity, Infrastructure and suggested actions to improve the quality in the offer of products and services with preservation of the Identity of space from The strengthening of its image as a promoter of the regional culture, strengthening and strengthening the relationship between space, the municipality, the region in which it is inserted and the services it offers |
en |
dc.format.extent |
107 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenho industrial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de design |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Identidade visual |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de design aplicada à estratégia de negócios: um estudo de caso |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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