Implicações do projeto Lixo Zero para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Teixeira, Lisley Canola Treis |
|
dc.contributor.author |
Storck, Marília da Nova |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-20T21:09:10Z |
|
dc.date.available |
2017-04-20T21:09:10Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175024 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa a relação que os estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina estabeleceram com o lixo a partir das ações de um projeto de Educação Ambiental. O projeto chamado “Escola Lixo Zero” trabalha com ações de Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos. Trata-se de uma análise qualitativa que faz o uso de uma diversidade de dados para descrever o envolvimento desses estudantes com o assunto. Nesse sentido a metodologia é composta pela entrevista com 11 alunos do ensino médio do Colégio, pelo diário de campo e coleta de dados da quantidade de lixo produzida na escola. Também é feito o registro das atividades que o projeto realizou de setembro de 2015 a abril de 2016. Para delinear este trabalho é realizada uma abordagem sobre algumas dimensões da problemática do lixo e da Educação Ambiental crítico e transformadora que foi adotada como base para o desenvolvimento do projeto Escola Lixo Zero. Nos resultados a análise quantitativa apontou o aumento na quantidade de resíduos rejeito gerado na escola ao longo do desenvolvimento do projeto. Através dos questionários foi possível registrar alguns pontos a serem observados para realizar as ações pedagógicas de Educação Ambiental. Dentre a diversidade de resultados obtidos também se destaca a consolidação de alguns hábitos na escola por parte dos estudantes como o uso do copo reutilizável; o descarte seletivo do papel branco; compostagem de grande parte dos resíduos orgânicos e o reconhecimento do projeto por parte dos alunos. Com esta diversidade de dados o autor busca compreender o projeto Escola Lixo Zero, seus objetivos e transformações que promoveu na escola, bem como observar e analisar pela entrevista como os alunos estão lidando com as intervenções do projeto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
87 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Lixo Zero |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio de Aplicação/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
Implicações do projeto Lixo Zero para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Silvério, Lucio Ely Ribeiro |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar