Implicações do projeto Lixo Zero para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Implicações do projeto Lixo Zero para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Teixeira, Lisley Canola Treis
dc.contributor.author Storck, Marília da Nova
dc.date.accessioned 2017-04-20T21:09:10Z
dc.date.available 2017-04-20T21:09:10Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175024
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisa a relação que os estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina estabeleceram com o lixo a partir das ações de um projeto de Educação Ambiental. O projeto chamado “Escola Lixo Zero” trabalha com ações de Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos. Trata-se de uma análise qualitativa que faz o uso de uma diversidade de dados para descrever o envolvimento desses estudantes com o assunto. Nesse sentido a metodologia é composta pela entrevista com 11 alunos do ensino médio do Colégio, pelo diário de campo e coleta de dados da quantidade de lixo produzida na escola. Também é feito o registro das atividades que o projeto realizou de setembro de 2015 a abril de 2016. Para delinear este trabalho é realizada uma abordagem sobre algumas dimensões da problemática do lixo e da Educação Ambiental crítico e transformadora que foi adotada como base para o desenvolvimento do projeto Escola Lixo Zero. Nos resultados a análise quantitativa apontou o aumento na quantidade de resíduos rejeito gerado na escola ao longo do desenvolvimento do projeto. Através dos questionários foi possível registrar alguns pontos a serem observados para realizar as ações pedagógicas de Educação Ambiental. Dentre a diversidade de resultados obtidos também se destaca a consolidação de alguns hábitos na escola por parte dos estudantes como o uso do copo reutilizável; o descarte seletivo do papel branco; compostagem de grande parte dos resíduos orgânicos e o reconhecimento do projeto por parte dos alunos. Com esta diversidade de dados o autor busca compreender o projeto Escola Lixo Zero, seus objetivos e transformações que promoveu na escola, bem como observar e analisar pela entrevista como os alunos estão lidando com as intervenções do projeto. pt_BR
dc.format.extent 87 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Lixo Zero pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Colégio de Aplicação/UFSC pt_BR
dc.title Implicações do projeto Lixo Zero para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação/UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silvério, Lucio Ely Ribeiro


Files in this item

Files Size Format View
TCC Marilia da Nova Storck.pdf 1.343Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar