Segunda tela: indicativos para um aplicativo jornalístico

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Segunda tela: indicativos para um aplicativo jornalístico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paulino, Rita de Cássia Romeiro pt_BR
dc.contributor.author Ventura, Mariane Pires pt_BR
dc.date.accessioned 2017-04-18T04:16:15Z
dc.date.available 2017-04-18T04:16:15Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345353 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174900
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Estudos divulgados pelo Ibope (2012), Google (2013) e Nielsen (2015) indicam que boa parte da população brasileira está habituada a utilizar um dispositivo móvel enquanto assiste à televisão a comentar nas redes sociais sobre o programa assistido. Esse fenômeno tem sido denominado como TV Social e a plataforma em que isso ocorre como segunda tela. Observando essa tendência do público, emissoras lançaram aplicativos(apps) para estimular a audiência e interagir com os telespectadores. Essa pesquisa traz uma análise comparativa de alguns desses apps com o objetivo de apontar diretrizes para a criação de um modelo de segunda tela voltado para o jornalismo. Os aplicativos Globo, Superstar, Tomara que Caia e The Voice Kids foram testados com o público a fim de identificar as funções que mais se destacavam. Com base nas respostas obtidas, juntamente com o desenvolvimento teórico desse trabalho, são propostas funções a serem exploradas em um app jornalístico de segunda tela.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Studies published by Ibope (2012), Google (2013) and Nielsen (2015) shows that much of the population has become accustomed to using a mobile device while watching TV, and also to comment on social networks about the program watched. This phenomenon has been termed as Social TV, and the platform on which it occurs, as a second screen. Observing this trend of public, broadcasters launched applications to stimulate the audience and interact with viewers. This research provides a comparative analysis of some of these apps in order to point out guidelines for the creation of a second- screen app to journalism. The applications Globo, Superstar, Tomara que Caia and The Voice Kids were tested with the public to identify the features that most stood out. Based on the responses, along with the theoretical development of this work, are proposed functions to be explored in journalism second screen app. en
dc.format.extent 208 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Dispositivos móveis pt_BR
dc.subject.classification Televisao pt_BR
dc.subject.classification Software de aplicação pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo eletrônico pt_BR
dc.title Segunda tela: indicativos para um aplicativo jornalístico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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