Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão e análise de estudos de prevalência

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Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão e análise de estudos de prevalência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maris, Angelica Francesca
dc.contributor.author Piuco, Ricardo
dc.date.accessioned 2017-04-12T20:07:30Z
dc.date.available 2017-04-12T20:07:30Z
dc.date.issued 2015-07-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174786
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se caracteriza pela tríade sintomatológica de desatenção, agitação e impulsividade que se manifestam além do nível da normalidade e que trazem prejuízos ao portador, estando frequentemente relacionado ao fracasso escolar e baixa performance profissional e acadêmica. Crianças e adultos que possuem tal transtorno apresentam uma grande dificuldade em se concentrar em uma atividade que não oferece interesse suficiente ou são obrigados a concluir tarefas. Já a hiperatividade se manifesta quando o portador não consegue se manter quieto durante suas atividades diárias. Todo indivíduo tem sintomas de desatenção, desorganização e impulsividade ou dificuldade em terminar suas tarefas, sintomas clássicos de TDAH. Mas o que alegam pesquisadores e teóricos da área de neuropsiquiatria o que diferencia a patologia da atenção e do autocontrole da normalidade é uma alteração de intensidade e de duração. A quantidade de prejuízos causados ao individuo que possui TDAH e para as pessoas que convivem ao seu redor deixam claro que é um transtorno muito importante e que não deve ser considerado um problema individual. Prejuízos esse não somente psicológicos, mas também financeiros, onde a perda econômica com a baixa produtividade, acidentes em geral e baixa autoestima geram gastos milionários aos serviços de atendimento somente nos Estados Unidos da América (EUA). Tanto que em 2004 foi considerado “um dos problemas mais graves e importantes da saúde publica americana”, que inclusive declarou dia 7 de setembro como o “Dia da Consciência Nacional sobre o TDAH” nos EUA. Buscando compilar, analisar e comparar dados de artigos que estudaram a prevalência de TDAH nos últimos 20 anos, foi realizada uma busca sistemática desses artigos em 4 bancos de dados on-line. Selecionamos 116 artigos e após extração dos dados, analisamos e comparamos informações como prevalência, faixa etária, país e estado onde foi realizado, método e sistema classificatório utilizado e tipo de estudo. Os resultados foram comparados com outros estudos de revisão com objetivos semelhantes. pt_BR
dc.format.extent 74 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pt_BR
dc.subject prevalência pt_BR
dc.subject TDAH pt_BR
dc.subject DDA pt_BR
dc.title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão e análise de estudos de prevalência pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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