Quando os mortos começam a falar: por um feminismo negro descolonial na literatura afro-caribenha

DSpace Repository

A- A A+

Quando os mortos começam a falar: por um feminismo negro descolonial na literatura afro-caribenha

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Claudia de Lima pt_BR
dc.contributor.author Cavagnoli, Ana Carolina Andrade Pessanha pt_BR
dc.date.accessioned 2017-04-11T04:13:37Z
dc.date.available 2017-04-11T04:13:37Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345347 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174691
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A proposta desta pesquisa é fazer uma releitura descolonial do romance I, Tituba, Black Witch of Salem (1986) da escritora guadalupense Maryse Condé. Com base na conceitualização sobre o pensamento descolonial, desloca-se o olhar, epistemologicamente, para a voz, cosmologia e experiência do subalterno. O trabalho se propõe a olhar para a personagem Tituba a partir da teorização sobre o pensamento descolonial, epistemologia de fronteira, colonialidade do poder, descolonialidade do gênero e suas imbricações quando entrecruzamos raça, gênero, classe e sexualidade. É nesta perspectiva que conceberemos a personagem como agente descolonizador das estruturas hegemônicas patriarcais. No espaço de fronteira, Tituba se articula como receptora e mediadora de novas concepções de identidade(s) e cultura(s) e nos revela, por meio de suas jornadas entre o Caribe e as antigas colônias inglesas, a importância da política de localização e de recepção a fim de construir um feminismo transnacional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The main purpose of this dissertation is to perform a decolonial reading of the novel I, Tituba, Black Witch of Salem (1986), written by the Guadalupean author Maryse Condé. Taking a decolonial perspective as the basis for this reading, I focus on the voice, the cosmology and the experience of the subaltern in Condé?s text. This work aims to analyze the character Tituba through concepts such as, border epistemology, coloniality of power, and decolonization of gender and its intersections to conceive her as a decolonizing agent of the patriarchal hegemonic structures. Inhabiting the border space, Tituba articulates herself as a receptor and mediator of new conceptions of identitie(s) and culture(s), which are revealed through her crossings between the Caribbean and English colonies. In reading Condé?s Tituba through decolonial lenses, I explore the ways in which this character articulates a politics of location and of reception in building transnacional feminisms. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Feminismo e literatura pt_BR
dc.subject.classification Literatura caribenha pt_BR
dc.title Quando os mortos começam a falar: por um feminismo negro descolonial na literatura afro-caribenha pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345347.pdf 1.150Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar