Ensino crítico da matemática: análise de duas perspetcivas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino crítico da matemática: análise de duas perspetcivas

Mostrar registro completo

Título: Ensino crítico da matemática: análise de duas perspetcivas
Autor: Wagner, Guilherme
Resumo: O ensino crítico da matemática está vinculado à necessidade de responder as demandas políticas e sociais que tem recaído sobre a Educação Matemática (EM). Ao considerar a existência de uma dimensão política na EM, este trabalho visa investigar o teor da crítica de duas perspectivas autorreferenciadas críticas: a Educação Matemática Crítica e a Pedagogia Histórico-Crítica. São desenvolvidas análises de suas posições epistemológicas e filosóficas, e indicadas, a partir da consideração de suas posições políticas, concepções de mundo, de currículo e entendimentos sobre formas de ensinar, assim como, suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem da matemática. E, por fim, este trabalho busca tecer conclusões a partir de aproximações e críticas de ambas as perspectivas analisadas, assim como indicar possibilidades de futuras pesquisas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174550
Data: 2017-04-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Guilherme_Wagner.pdf 1.249Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar