Avaliação da sustentabilidade: estudo das edificações sustentáveis em um centro de ensino de uma IES pública federal catarinense
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pfitscher, Elisete Dahmer |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Gabriele Gonçalves |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2017-03-29T14:01:27Z |
|
dc.date.available |
2017-03-29T14:01:27Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174320 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo geral deste trabalho é avaliar a sustentabilidade ambiental em um Centro de Ensino de uma IES Pública Federal Catarinense. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. No que se refere aos procedimentos técnicos, estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, estudo qualitativo. A trajetória metodológica divide-se em três fases. A primeira fase Revisão teórica, onde são estudados os temas: Sustentabilidade; Edificações Sustentáveis; Gestão ambiental; e Sistema Contábil Gerencial Ambiental. A segunda fase trata-se da Análise de Resultados, onde primeiramente tem-se um Breve histórico da Instituição pesquisada e após aplicação do SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental) e; na terceira e última fase apresenta-se o Plano Resumido de Gestão Ambiental – 5W2H. No final, constatou-se um nível de sustentabilidade global de 44%, considerado regular, indicando também que atende somente à legislação. Os resultados obtidos indicam que o Centro de Ensino pesquisado necessita implantar um programa de gestão ambiental e aprimorar ações existentes na área de sustentabilidade ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this study is to evaluate the environmental sustainability in a public teaching center in the state of Santa Catarina. The used methodology towards the objectives is considered descriptive. Regarding the technical procedures, it is considered a case study. As for the problem approach, it may be considered a qualitative study. The methodology of this work is divided into three phases. The first, theoretical review, where the following topics are studied: Sustainability; Sustainable Buildings; Environmental management; Accounting Environmental Management System. The second phase, results analysis, where primarily there is an institution Brief history and the application of SICOGEA (Environmental Management Accounting System). The third and final phase presents the Environmental Management Plan Summary - 5W2H. The global sustainability level was 44%, which is considered regular, indicating that the Teaching Center only meets with the minimum law requirements. The results indicate that the Education Center needs to introduce an environmental management program and enhance existing actions in the area of environmental sustainability. |
pt_BR |
dc.format.extent |
28 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Edificações Sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
IES Pública Federal |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluate the Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable Buildings |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da sustentabilidade: estudo das edificações sustentáveis em um centro de ensino de uma IES pública federal catarinense |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar