As mulheres e a experiência religiosa: Ideologia de mérito e ordenação monástica feminina em Chiang Mai,Tailândia

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As mulheres e a experiência religiosa: Ideologia de mérito e ordenação monástica feminina em Chiang Mai,Tailândia

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Título: As mulheres e a experiência religiosa: Ideologia de mérito e ordenação monástica feminina em Chiang Mai,Tailândia
Autor: Lopedote, Bárbara Galle
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discute a experiência religiosa em Chiang Mai, Tailândia, e o lugar das mulheres dentro e a partir dela. A experiência religiosa é entendida como uma bricolagem de religiões, principalmente budismo, hinduísmo e culto aos espíritos. No exercício da religiosidade, prescrição e prática diferem, mas se relacionam. A partir dessa experiência religiosa plural, problematizo o lugar das mulheres, inspirada pelo debate natureza/cultura:mulher/homem de autoras como Heritier (1989) e Ortner (1979). Sendo de saída inferiores aos homens, as mulheres têm esse lugar reafirmado pela ideologia de mérito e aumentado pelo impedimento à sua ordenação monástica completa. Apesar disso, as mulheres ressignificam sua posição de diferentes formas, a saber, contestando ou contornando o veto da entidade budista tailandesa oficial, dominando espaços de mediunidade e diálogo com espíritos, significando a prática da prostituição em termos de bom mérito e criando uma hierarquia entre mulheres onde podem aceder a status superiores.This bachelor honors thesis discusses the religious experience in Chiang Mai, Thailand, and the place women have in it and from it. The religious experience is understood as a religious bricolage, mainly of Buddhism, Hinduism, and Spirit cults. In the exercise of this religiosity, precepts and practice differ, yet they relate. From a religious experience that is plural, I problematize the place women have, inspired by the nature/culture:women/men debate by authors such as Heritier (1989) and Ortner (1979). Being from start inferior than men, women have this place reafirmed by the merit ideology and amplified by the restriction on their full monastic ordenation. Still, women resignify their position in different ways, namely, contesting or bypassing the veto from the thai buddhist oficial entity, dominating mediunic spaces and spirit dialogue spaces, signifying their prostitution practices in terms of good merit and creating an hierarchy between women where they can have superior status.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Antropologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174104
Data: 2017-03-17


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