Title: | Aplicativo para Uso de Ludificação no Tratamento de Diabetes Mellitus Tipo 1 |
Author: | Matias, André Victória |
Abstract: |
Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica, desenvolvida geralmente na infância, que se define pela ausência de produção de insulina no portador. O diabético precisa manter um tratamento que inclui injeções de insulina, monitoramento periódico da concentração de glicose no sangue e uma dieta equilibrada para manutenção da vida e prevenção de complicações, e isso pode ser incômodo, já que interfere diariamente em sua vida. Este trabalho busca mostrar que experiências de usuário comumente presentes em jogos eletrônicos podem ser usadas na rotina de tratamento de DM1, através de um aplicativo mobile, para motivar a aderência do diabético e incentivá-lo a ter hábitos saudáveis em relação à doença. Para isto, foram levantados aspectos médicos e psicológicos relacionados à doença, estudados métodos de introdução de conceitos de jogos em aplicativos (ludificação) e projetado um software mobile que implementa os conceitos estudados. Após a conclusão de um protótipo deste projeto, este foi avaliado por possíveis usuários, um endocrinologista, especialistas em ludificação e outros, totalizando 14 avaliadores, que indicaram que, apesar de precisar de aprimoramentos, o aplicativo apresenta capacidade de influência sobre diabéticos para melhoria da atitude quanto à doença, pode ensinar sobre DM1 e facilitar a rotina de tratamento, principalmente quando comparado a meios físicos de registro de dados. Diabetes Mellitus type 1 (T1D) is a chronic illness, developed usually during childhood and defined by the absence of insulin production in the body. The diabetic patient needs to follow a treatment that includes insulin injections, periodic monitoring of blood glucose concentration and a balanced diet for the maintenance of his life and to prevent complications, and this can be inconvenient, since it interferes in the diabetic's daily life. This work aims to show that user experiences usually found on electronic games can be used on the T1D treatment routine, through a mobile application, to motivate the diabetic's compliance and encourage him to have healthy habits related to the illness. Therefore, medical and psychological aspects related to the diabetes were compiled, methods of introduction of game concepts on applications were studied and a mobile software that implements the studied concepts was designed. After the conclusion of a prototype of this project, it has been evaluated by possible users, an endocrinologist, gamification specialists and others, 14 testers in total, that indicated, although the application needs improvements, but shows influence capacity over diabetics to improve their attitude about the illness, can teach about T1D and facilitate the treatment routine, mostly when compared to physical methods of data registration. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174022 |
Date: | 2017-03-13 |
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