Educação permanente: uma ferramenta para transformação no processo de trabalho da enfermagem

DSpace Repository

A- A A+

Educação permanente: uma ferramenta para transformação no processo de trabalho da enfermagem

Show full item record

Title: Educação permanente: uma ferramenta para transformação no processo de trabalho da enfermagem
Author: Souza, Sergio Murilo Conti de
Abstract: Este estudo trata de uma reflexão sobre a organização das ações educativas desenvolvidas pelo serviço de educação permanente vinculado a gerência de enfermagem, com enfoque no instrumento de levantamento de situação problema que afeta o processo de trabalho de enfermagem que demanda ações educativas. Teve como objetivo geral propor a construção de um instrumento de levantamento das necessidades que levasse em consideração os atores envolvidos no processo de trabalho do Hospital Municipal Miguel Couto/RJ. O percurso metodológico para conhecer a dinâmica do serviço de educação permanente foi a pesquisa do documental fornecido pela gerência de enfermagem, que retratou por meio do relato a organização do serviço de educação permanente desde a sua criação, assim como a forma de organização e constituição. Os resultados revelaram que as ações educativas não representam o processo de aprendizagem no trabalho, que a partir de uma reflexão, levantando problemas e necessidades de natureza pedagógica. Conclui-se que há necessidade de instrumentalizar o serviço para que exista uma articulação com a estratégia da educação permanente.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173491
Date: 2017-02-18


Files in this item

Files Size Format View
Sergio Murilo Conti de Souza - EMG - TCC.docx 53.44Kb Microsoft Word 2007 View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar