A PLANTA MESTRA: o daime como sujeito de conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

A PLANTA MESTRA: o daime como sujeito de conhecimento

Show full item record

Title: A PLANTA MESTRA: o daime como sujeito de conhecimento
Author: Boutin, Felipe Boin
Abstract: Procurei investigar nesse trabalho como ocorrem os processos de produção e transmissão dos conhecimentos do daime, uma ressignificação religiosa da bebida indígena de nome ayahuasca. Essa bebida possui caráter psicoativo e é utilizada nas cerimônias realizadas dentro do Santo Daime, movimento religioso fundado em 1930. Partindo do pressuposto que o daime é um sujeito de saber, indago que conhecimento seria esse que a bebida transmite e como ele é transmitido. De forma a responder essas perguntas, investigo diferentes tipos de conhecimento e adentro no debate epistemológico sobre considerar o conhecimento científico como o único modelo válido. Em contraposição a esse modelo epistemológico e como uma alternativa ao mesmo, apresento a teoria do perspectivismo ameríndio, que aborda as lógicas de inteligibilidade xamânicas, cujos critérios corroboram com o pressuposto dessa bebida ser um sujeito de saber. Metodologicamente, utilizei a pesquisa bibliográfica para explorar o debate epistemológico necessário para o desenvolvimento do trabalho. A partir da consideração de que não é possível conceber a possibilidade de uma epistemologia descolada de uma ontologia, apresento a cosmologia do Santo Daime, expondo a literatura etnográfica disponível sobre a religião. Almejou-se desenvolver uma experiência de pensamento que toma os conceitos nativos como categorias de pensamento, ou seja, utilizar os conceitos daimistas para compreender a concepção de conhecimento dos mesmos, considerando que essa está atrelada a uma compreensão específica de mundo. Para isso, foi realizada uma etnografia no Céu do Patriarca São José, comunidade do Santo Daime que se localiza na cidade de Florianópolis. Essa pesquisa ocorreu entre Junho e Outubro do ano de 2016. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns nativos dessa mesma comunidade. No que tange os saberes que o daime trás, concluímos que esses estão associados ao chamado autoconhecimento e a uma reflexão que tem como objetivo a harmonia tanto das relações sociais como das espirituais. Considero que classificar o conhecimento transmitido pelo daime com base em algumas tipologias pré-determinadas parte de uma visão específica de mundo que é pautada por hierarquizações, já que estamos tratando de concepções que não se pautam pelos mesmos critérios das do conhecimento científico. Assim, a avaliação e validação desses conhecimentos foram buscadas dentro da própria experiência com essa bebida. Portanto, por estarem ligados à experiência com o daime, para que sejam estudados, esses conhecimentos devem ser experienciados.In the present work, we investigated how the production and transmission process of the daime, a religious ressignification of the indigenous drink called ayahuasca, occur. This drink has a psychoactive character and it’s used in ceremonies that happen within Santo Daime, a religious movement founded in 1930. Assuming that the daime is a source of knowledge, we questioned what kind of knowledge would it be and how it’s transmitted. To answer those questions, we investigated different kinds of knowledge and got inside the epistemological debate about considering the scientific knowledge as the only valid model. Questioning this epistemological model and as a possible alternative to it, we presented the theory of the amerindian perspectivism, that discusses the logics of the shamanism intelligibility, which criterias corroborate with the assumption that this drink can be a form of knowledge. In our methodology, we did a bibliographical research to explore the epistemological debate necessary to develop this work. Following the idea that is not possible to conceive the possibility of an epistemology detached from an ontology, we presented the cosmology of Santo Daime, exposing the ethnographic literature available about this religion. We looked for developing an experimental thought that uses native concepts as objects, that is, using the concepts of the people within Santo Daime to understand their the conception of knowledge, considering that it’s connected to an specific comprehension of the world. For that, we did an ethnographic research at Céu do Patriarca São José, a Santo Daime community located in the city of Florianópolis. This research occurred between June and October of 2016. Semi structured interviews with the natives from the same community were also done. When the subject is the knowledge that comes from the daime, we concluded that those are associated to self-knowledge and a reflection that searches for harmony of the social relations as well as the spiritual ones. We considered that classifying the knowledge transmitted by the daime using predetermined typologies follows a specific conception of the world that has its base on hierarchizations, considering that we are dealing with concepts that don’t follow the same criteria as the scientific knowledge. That being said, the evaluation and validation of this knowledge was searched within the experience with this drink, which lead to a limit of the research: this knowledge is connected to the experience with the daime, which means that, to be studied, it has to be experienced.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173371
Date: 2017-02-17


Files in this item

Files Size Format View
Felipe Boin Bou ... ujeito de conhecimento.pdf 1.073Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar