WEBER EM ELIAS EM “A SOCIEDADE DE CORTE” E “O PROCESSO CIVILIZADOR”

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WEBER EM ELIAS EM “A SOCIEDADE DE CORTE” E “O PROCESSO CIVILIZADOR”

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Title: WEBER EM ELIAS EM “A SOCIEDADE DE CORTE” E “O PROCESSO CIVILIZADOR”
Author: Previatti, Débora
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar os pontos de contato entre o pensamento de Norbert Elias e a teoria de Max Weber nas obras “A Sociedade de Corte” e “O processo civilizador”, com foco na noção de figuração. Para isso, foram consideradas as condições sociais de produção das obras, além das aproximações e distanciamentos de Elias em relação a Weber e a outros autores que impactaram na produção das obras, como Simmel e Freud. Nesse sentido, têm importância as características comuns ao grupo de intelectuais do qual Elias fez parte em seu período de formação, as relações pessoais e as questões centrais vigentes em cada período de produção ou edição de suas obras, tais como aquelas relacionadas ao contexto político-cultural da Alemanha em cada momento histórico, que inclui desde o clima de “crise da cultura” até os diversos efeitos do nazismo, vivenciados de forma muito próxima e intensa por Elias. Um enfoque maior é dado ao tempo em Heidelberg, considerado aqui o momento principal de formação sociológica de Elias e também quando entrou em contato mais intenso com o “mundo de Weber”, sendo orientado por Alfred Weber e tendo frequentado o salão de Marianne Weber. Com todo esse pano de fundo é que se procurou compreender os aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos que aproximam e os que afastam Elias de Weber. Uma das conclusões deste trabalho é de que a sociologia figuracional de Elias, mesmo com a sua visão “molecular”, não teria se oposto inteiramente à sociologia atomística weberiana: por meio, principalmente, de suas análises de caráter dual – teórico e empírico, reconhecemos diversas aproximações. Acreditam, inclusive, alguns autores que Elias teria fornecido argumentos para complementar e também corrigir certas unilateralidades das análises weberianas.This work analyzes the points of contact between Norbert Elias thought and Max Weber's theory in the works "The Court Society" and "The Civilizing Process", focusing on the notion of figuration. We considered the social conditions of production of these works, the approximations and distances of Elias in relation to Weber and also other authors, that had an repercussion in the production of the works, such as Simmel and Freud. In this sense, it matters the common characteristics of the group of intellectuals which Elias participated in his period of formation, personal relations and central issues in each period of production or edition of his works, such as those related to the political-cultural context of Germany at every historical moment, which includes the climate of "crisis of culture" and the various effects of Nazism, experienced in a very close and intense way by Elias. A major focus is given to the period in Heidelberg, considered here as the most important moment for Elias’ sociological formation and also when he engaged in an intense contact with the "Weber’s world" which was led by Alfred Weber and Elias participated in the Marianne Weber’s salon. Starting from this background, we tried to understand the theoretical-methodological and epistemological aspects that approximate and those that apart Elias from Weber. One of the conclusions of this work is that Elias' figurative sociology, even with its "molecular" view, would not have been completely opposed to Weber's atomistic sociology: mainly through its analysis with a dual character – at the same time, theoretical and empirical -, we recognize several approaches. Some authors even believe that Elias would have provided arguments to complement and also correct certain unilateralities of weberian analysis.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173367
Date: 2017-02-17


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