Abstract:
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O processo de implantação do SUS passa por muitos desafios, e a formação dos profissionais de saúde tem mostrado resistência em relação às mudanças necessárias pra que a formação se volte para o SUS. É preciso repensar o processo de formação, desde conteúdo, práticas pedagógicas, cenários de aprendizagem, mudar a concepção hegemônica de formação em saúde que é centrada no professor, biologicista e pautada na transmissão de conteúdo. Devido isso, na tentativa de produzir mudanças, o Ministério da Saúde cria diversos programas e o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é uma dessas iniciativas, que começou no estado do Rio Grande do Sul e se expandiu nacionalmente, na perspectiva de formar para o SUS, estimular as mudanças curriculares, utilizando práticas pedagógicas transformadoras. Sendo caracterizado por oportunizar vivências na realidade, um cenário de aprendizagem que parte da experimentação e problematização, conjuntamente com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, movida pelo protagonismo do estudante no seu processo de construção do conhecimento. Sendo assim, esse trabalho pretende descrever como se constitui e organiza o projeto VER-SUS Florianópolis, a partir de uma avaliação participativa e qualitativa. Uma a avaliação construída coletivamente pelos atores envolvidos, onde não apenas o pesquisador tem o monopólio do método avaliativo. A forma de operacionalizar foi por meio de oficinas, que totalizaram sete momentos que: definiram o propósito da pesquisa; identificou e caracterizou os atores envolvidos; resgatou o contexto histórico-político; definiram os orientadores; caracterizaram as ações desenvolvidas; elaboraram os objetivos e efeitos esperados; e construíram o modelo teórico-lógico. O relato das oficinas narra como se deu todo esse processo, e analisa os temas que surgiram a partir das discussões conjuntas. Uma das propostas também foi de contribuir na formação dos participantes, em relação aos temas: SUS, saúde coletiva, avaliação em saúde, formação profissional em saúde e VER-SUS. A pesquisa teve como limite a ausência de outros atores além dos estudantes e o professor coordenador, mas foi um momento importante para refletir, teorizar e elucidar o projeto, ou seja, foi significativo para conhecer e pensar em estratégias de como superar as dificuldades do projeto. |