Title: | A periferização dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida e suas consequências na dinâmica socioespacial e na mobilidade urbana da área conurbada de Florianópolis |
Author: | Souza, Eduardo Leite |
Abstract: |
Permeada pelo conceito do Direito à Cidade, a pesquisa objetiva investigar o processo de dispersão urbana e de periferização impulsionado pelos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida e suas repercussões na dinâmica socioespacial e na mobilidade urbana da área conurbada de Florianópolis. No recorte espacial proposto, observou-se que os empreendimentos subsidiados pelo programa localizam-se, principalmente, em terrenos distantes e com carências de infraestruturas de transportes coletivos. Ao analisar a conformação socioespacial e os padrões atuais de mobilidade urbana da área, constatou-se que a região apresenta segregação socioespacial e grandes disparidades de acessos entre as porções do território, com diferenças marcantes entre áreas centrais e periféricas. Através de síntese de estudos teórico-conceituais, análise de dados e mapeamentos, a pesquisa evidenciou que a ausência de controle no uso e ocupação da terra urbana, a priorização dos interesses do capital imobiliário e a urbanização dispersa e rarefeita acarretam em enormes custos e deseconomias, tanto ao poder público, como para os cidadãos. Conclui-se que as políticas públicas de provisão habitacional desassociadas da mobilidade urbana acabam por amplificar ainda mais as disparidades, refletindo-se cotidianamente na vida dos cidadãos e culminando em tempos perdidos em viagens e dificuldades de acesso à cidade.<br> Abstract : Led by the concept of Right to the City, the research aims to investigate the process of urban sprawl and peripherization driven by developments of the Minha Casa Minha Vida Program and its impact on socio-spatial dynamics and urban mobility on conurbated area of Florianópolis. In the proposed spatial selection, it was observed that the projects subsidized by the program are located mainly in distant lands and deficiencies of public transport infrastructure. By analyzing the socio-spatial confor-mation and current patterns of urban mobility in the area, it was found that the region presents socio-spatial segregation and wide disparities in access between the portions of the territory, with marked differences between central and peripheral areas. Through synthesis of theoretical and conceptual studies, data analysis and mapping, the research showed that the lack of control on the use and occupation of urban land, priori-tizing the interests of real estate capital and scattered and sparse urbani-zation imply to huge costs and diseconomies both the government and citizens. The conclusion is that public policies of housing provision disassociated of urban mobility tend to amplify disparities, reflecting the daily life of citizens and culminating in time lost in travel and difficul-ties of access to the city. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173263 |
Date: | 2016 |
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343407.pdf | 6.779Mb |
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