Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ferreira, Denize Demarche Minatti |
|
dc.contributor.author |
Martins, Maria Isabela Vieira |
|
dc.date.accessioned |
2017-01-18T18:21:18Z |
|
dc.date.available |
2017-01-18T18:21:18Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172471 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Vive-se em um mundo onde são muitas as consequências dos atos prejudiciais ao meio ambiente, por conta disso, a sociedade tem se preocupado com questões de responsabilidade socioambiental. No segmento empresarial o assunto tem ganhado cada vez mais espaço para discussões e as companhias vêm buscando desenvolver suas atividades aliadas a práticas sustentáveis. A responsabilidade socioambiental é tema relevante tendo em vista a cultura consumista, o modo produtivo e seus impactos no ambiente. O objeto deste estudo é a análise da divulgação de indicativos que remetem a responsabilidade socioambiental das 100 Melhores e Maiores Empresas de 2015, segundo a Revista Exame, presentes no planejamento estratégico das mesmas, especificamente nos conceitos de Missão, Visão e Valores. O presente artigo, teve como base a pesquisa de Portella et al. (2015) e, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, qualitativa e de forma documental. Os dados foram coletados nos websites das empresas, e teve como amostra inicial 100 companhias. Após a análise dos dados, o estudo baseou-se numa amostra final de 51 companhias classificadas em 15 setores da economia que apresentaram sentenças indicando responsabilidade socioambiental. Os setores que mais se destacaram na pesquisa foram o de Energia, com 11 empresas demonstrando indicativos de responsabilidade ambiental, seguido pelos setores de Autoindústria e Bens de Consumo, ambos com 7 empresas cada. Foram encontrados 32 termos indicativos dentre a amostra final e os mais citados foram “Sustentabilidade”, “Sustentável” e “Desenvolvimento Sustentável”, que juntos foram encontrados 50 vezes. O termo “Respeito” (que pareceu englobar pessoas, vida, meio ambiente e planeta) foi encontrado na busca 19 vezes. Cabe destacar que a sociedade parece mostrar preocupação com as questões que envolvem o meio ambiente, porém o simples indicativo presente nos trechos disponibilizados na Missão, Visão e Valores não demonstra comprometimento com os preceitos do desenvolvimento sustentável na realização de suas atividades. |
pt_BR |
dc.format |
f. |
|
dc.format.extent |
14 páginas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Porto Alegre - RS |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade Socioambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Missão, Visão e Valores |
pt_BR |
dc.title |
Indicativos socioambientais na estratégia das maiores empresas brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar