Abstract:
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Da década de 1970 em diante a questão ambiental tornou-se uma preocupação, em âmbito internacional, sendo um marco a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972. Nesse contexto, surge a expressão Educação Ambiental, a fim de contribuir no processo de sensibilização sobre a importância de novos valores, atitudes e práticas em prol do desenvolvimento sustentável. No entanto, mesmo tendo sido ampliado as legislações referentes ao tema, assim como as conferências internacionais, os protocolos, entre outros, pesquisas têm destacado a dificuldade em viabilizar esses propósitos, os quais muitas vezes tem se limitado às boas intenções. Tem sido comum, por exemplo, a pouca consideração em implementar a educação ambiental, de modo interdisciplinar, nos diversos níveis de ensino. Em geral, vem sendo efetivada de forma fragmentada ou setorializada, tendo por ênfase problemas pontuais, o que contradiz a Lei 9.795/99 (Lei da Educação Ambiental). Segundo essa legislação, a Educação Ambiental deve apresentar um caráter interdisciplinar, com uma abordagem integrada e contínua, não devendo, por exemplo, ser uma nova disciplina no currículo. Em face desse contexto, os Institutos Federais de Educação Científica, Profissional e Tecnológica tem papel estratégico na difusão e consolidação da Educação Ambiental, tendo em vista ser uma de suas atribuições contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios em que estão inseridos. Considerando esses aspectos, a pesquisa teve por objetivo compreender como a educação ambiental vem sendo implementada no Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul (IFC-SRS), tendo por referência o conceito de Desenvolvimento Territorial Sustentável. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo sido empregado o método de estudo de caso, assim como análise documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários. Os principais resultados da pesquisa indicam haver uma predominância da perspectiva disciplinar e setorializada de ensino/pesquisa/extensão, sendo a educação ambiental uma variável secundária. |