Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Costa, Veridiana Tavares |
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dc.contributor.author |
Costa, Rosemeire Areias Rodrigues da |
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dc.date.accessioned |
2016-12-29T17:29:28Z |
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dc.date.available |
2016-12-29T17:29:28Z |
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dc.date.issued |
2016-12-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172114 |
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dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) configura - se como um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Englobado por estas questões, percebe - se o quanto se faz necessário pautarmos as ações de promoção da saúde em atividades que envolvam os sujeitos e profissionais da saúde. O presente trabalho t rata - se de um relato de experiência que aponta a adoção da roda de conversa como estratégia educativa para fortalecimento da adesão ao tratamento dos pacientes hipertensos. Participaram d a atividade 1 80 hipertensos 06 profissionais d a equipe de saúde (c línico geral, f armacêutico, e nfermeiro, nutricionista educador físico e t écnico de enfermagem ) . As atividades educativas foram desenvolvidas em uma u nidade b ásica de s aúde no município de Boa Vista em Roraima durante cinco encontros que ocorreram n os meses de agosto a dezembro de 2012 . O primeiro momento da atividade foi concretizado pela realização de um convite aos profisisonais para participarem da atividades. Em seguida foram convidados os usuários cadastrados no serviço e que apresentavam HAS. Após o aceite dos mesmos deu - se iní cio a atividade propriamente dita por meio da metodologia da roda de conversa em que foram formados os círculos discorrendo sobre a temática HAS e adesão ao tratamento. Em alguns momentos, também foram realizadas tarefas recreativas . P ara o desenvolvimen to das ações e intervenções educativas foi seguido o modelo pedagógico Freiriano . Assim o envolvimento enfermeiro/sujeito transformando informações em qualidade de vida ampliando novos horizontes de forma intencional e comprometida, por meio do conheciment o sistematizado, que promova mudança em seu estilo de vida . |
pt_BR |
dc.format.extent |
28 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
hipertensão arterial sistêmica |
pt_BR |
dc.subject |
roda de conversa |
pt_BR |
dc.subject |
educação em saúde |
pt_BR |
dc.title |
Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |
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