Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência

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Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Veridiana Tavares
dc.contributor.author Costa, Rosemeire Areias Rodrigues da
dc.date.accessioned 2016-12-29T17:29:28Z
dc.date.available 2016-12-29T17:29:28Z
dc.date.issued 2016-12-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172114
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis pt_BR
dc.description.abstract A hipertensão arterial sistêmica (HAS) configura - se como um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Englobado por estas questões, percebe - se o quanto se faz necessário pautarmos as ações de promoção da saúde em atividades que envolvam os sujeitos e profissionais da saúde. O presente trabalho t rata - se de um relato de experiência que aponta a adoção da roda de conversa como estratégia educativa para fortalecimento da adesão ao tratamento dos pacientes hipertensos. Participaram d a atividade 1 80 hipertensos 06 profissionais d a equipe de saúde (c línico geral, f armacêutico, e nfermeiro, nutricionista educador físico e t écnico de enfermagem ) . As atividades educativas foram desenvolvidas em uma u nidade b ásica de s aúde no município de Boa Vista em Roraima durante cinco encontros que ocorreram n os meses de agosto a dezembro de 2012 . O primeiro momento da atividade foi concretizado pela realização de um convite aos profisisonais para participarem da atividades. Em seguida foram convidados os usuários cadastrados no serviço e que apresentavam HAS. Após o aceite dos mesmos deu - se iní cio a atividade propriamente dita por meio da metodologia da roda de conversa em que foram formados os círculos discorrendo sobre a temática HAS e adesão ao tratamento. Em alguns momentos, também foram realizadas tarefas recreativas . P ara o desenvolvimen to das ações e intervenções educativas foi seguido o modelo pedagógico Freiriano . Assim o envolvimento enfermeiro/sujeito transformando informações em qualidade de vida ampliando novos horizontes de forma intencional e comprometida, por meio do conheciment o sistematizado, que promova mudança em seu estilo de vida . pt_BR
dc.format.extent 28 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject hipertensão arterial sistêmica pt_BR
dc.subject roda de conversa pt_BR
dc.subject educação em saúde pt_BR
dc.title Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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ROSIMEIRE AREIA ... S DA COSTA- DCNT - TCC.pdf 357.5Kb PDF View/Open

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