Title: | VisdadosENEM: visualização de dados do ENEM com a biblioteca D3 |
Author: | Santos, César Henrique Cardoso dos; Freitas, Maykon Carlos de |
Abstract: |
Com o avanço tecnológico surgem soluções capazes de resolver problemas com alto nível de complexidade, grande volume de dados e que demandam um alto poder de processamento. O aumento em massa da informação pode gerar alguns problemas para análise e compreensão de dados. Os computadores evoluem em grande escala, já os usuários não possuem a capacidade de acompanhar tamanha evolução. Pensando nisso, foi elaborado este trabalho com o objetivo de demostrar a importância da visualização da informação sobre um grande volume de dados. Para tal, foi desenvolvida uma aplicação Web para visualização de dados do exame nacional do ensino médio (ENEM) com a biblioteca D3 (Data-Driven Documents), na qual seja possível disponibilizá-la na internet, para facilitar o processo de análise dos dados e tomada de decisão do exame nacional do ensino médio. Levando em consideração os recursos de visualização que a aplicação proporcionou, comprovou-se que o seu uso, ou o uso de ferramentas similares, faz-se necessário para realizar análises sobre um grande conjunto de dados, como no caso dos dados adotados neste trabalho. Análise esta, que uma tabela comum dificilmente irá proporcionar. O estudo das tecnologias da informação e comunicação possibilitou o desenvolvimento da ferramenta para visualização de dados, intitulado VisDadosEnem. Como resultado das análises comparativas realizadas sobre o ENEM com o VisDadosEnem, observou-se que alunos de escolas particulares, ou que cursaram maior parte do tempo nela, obtiveram no geral uma melhor média em comparação à alunos oriundos de escola pública. O projeto foi desenvolvido com os micro dados do ENEM, a partir do portal brasileiro de dados abertos, para comprovar a necessidade e eficácia da utilização de ferramentas nesse sentido. Pode-se afirmar que, a utilização do VisDadosEnem possibilitou uma análise comparativa sobre o conjunto de dados e foram descobertos padrões que seriam dificilmente encontrados em uma tabela ou gráfico tradicional. With the technological advances, they are solutions capable of solving problems with high level of complexity, great volume of data and that demand a great volume of processing. The increase in the mass of the information can generate some problems for analysis and understanding of data. Computers evolve on a large scale, and users do not have the capacity to keep pace with such evolution. Based on that, the main purpose of this study is to investigate the importance of visualizing the information regarding a large volume of data. In order to do that, a Web application was developed for the visualization of national exam of the high school (ENEM) data with the D3 (Data-Driven Documents) library. The Web application facilitate the data analysis and decision making process for the national exam of the high school. Taking into account the visualization capabilities provided by the application, it has been proven that its use, or the use of similar tools, it is necessary to perform analyzes on a large data set, as well as in the case of the data adopted in this study. For that type of analysis making use of a traditional table would be difficult to obtain similar results. The study of information and communication technologies enabled the development of the data visualization tool, entitled VisDadosEnem. As a result of the comparative analyzes carried out on the ENEM with VisDadosEnem, it was observed that students from private schools, or who spent most of their time in that particular type of school, generally obtained a better average score compared to other schools. The project was developed with the ENEM micro data from the Brazilian open data portal, in order to prove the need and effectiveness of the use of visualization information tools. It can be stated that the use of VisDadosEnem enabled a comparative analysis on the data set and the ability to visualize patterns that would be difficult to identify in a traditional table or chart. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171964 |
Date: | 2016-12-25 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC Cesar, Maykon.pdf | 3.412Mb |
View/ |