Características e concepções do atendimento hospitalar a clientes hipertensos e diabéticos: relato de experiência e proposta de intervenção

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Características e concepções do atendimento hospitalar a clientes hipertensos e diabéticos: relato de experiência e proposta de intervenção

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Nanci Aparecida da
dc.contributor.author Santos, Maria Aparecida Belarmino dos
dc.date.accessioned 2016-12-23T16:31:34Z
dc.date.available 2016-12-23T16:31:34Z
dc.date.issued 2016-12-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171926
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva a elaboração de um plano de ação para o serviço hospitalar público de referência em urgência e emergência do estado de Alagoas, com relação à assistência prestada aos pacientes portadores de HAS e DM, a fim de ocasionar uma transform ação na realidade de trabalho de todos os profissionais envolvidos na assistência e, principalmente, oferecer um serviço que resulte positivamente na saúde da população. Contudo, os resultados só poderão ser observados a médio e longo prazos, apesar da pre cariedade assistencial em todos os níveis de complexidade observada até então. T rata - se de um relato de experiência. A linha de pesquisa utilizada foi a T ecnologia de C oncepção , concebida através da vivência laboral da autora na unidade, local do estudo. Percebeu - se durante o processo do cuidar diversas dificuldades enfrentadas por usuários e colaboradores. A partir do diagnóstico situacional, pode - se elaborar um plano de ação norteador para a tomada de decisões. Face à experiência neste serviço, é impresc indível que e ste seja implantado para subsidiar a assistência , a fim de se evitar maiores complicações de saúde dos usuários e repetida s internações, e caso estas vierem a ocorrer, que a assistência seja prestada em melhores condições e com maior poder de resposta. Constitui - se um instrumento de grande importância para adequar o serviço às necessidades postas e, com isso, fornecer uma assistência de qualidade e um satisfatório ambiente de trabalho. É preciso trabalhar juntamente com os envolvidos responsáve is por sua efetividade, para que as mudanças necessárias aconteçam e, em fim, o objetivo seja alcançado. pt_BR
dc.format.extent 24 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject HAS pt_BR
dc.subject DM pt_BR
dc.subject autocuidado pt_BR
dc.title Características e concepções do atendimento hospitalar a clientes hipertensos e diabéticos: relato de experiência e proposta de intervenção pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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