Educação em saúde: implementação das práticas educativas no contexto da HAS
Show full item record
| 
Title: 
 | 
Educação em saúde: implementação das práticas educativas no contexto da HAS | 
| 
Author:
 | 
Carmo, Juliana Barbosa do
 | 
| 
Abstract:
 | 
Há uma considerada quantidade de usuários portadores de HAS assistidos pela ESF Ligeiro II no município de Queimadas, sendo esses um total de 275 cadastrados do Programa de Hiperdia . Logo , enfrenta - se no cotidiano dessa equipe a dificuldade do aco mpanhamento e adesão ao tratamento. Ações educativas desenvolvidas pelos profissionais das ESF são consideradas como ferramenta essencia l para incentivar a auto - estima e o auto cuidado dos membros das famílias, promovendo reflexões que conduzam a modificações nas atitudes e comportamentos. O objetivo geral do estudo foi r efletir acerca de práticas educativas que possam fo rtalecer a efetividade da atenção à HAS, implementadas pela ESF Ligeiro II, no município de Queimadas - PB. E, os objetivos específicos : estabelecer um melhor acompanhamento, estimulando momentos de interação e escuta entre profissionais e usuários de HAS; implementar práticas educativas eficientes, introduzindo - as no rol de atividades mensais, como estratégia indispensável ao cuidado do usuário com hipertensão. Desta forma, a intervenção proposta não se remete apenas a realizar práticas educativas, mas sim, problematizar a efetividade dessas ações e quais mudanças essas atividades estão ocasionando no cotidiano dos hipertensos. Para tanto, o envolvimento de toda a ESF e o empenho de construir um saber coletivo junto com os usuários é algo imprescindível. Na realidade, na subjetividade que envolve a dinâmica social, só há conscientização e mudança quando há vínculo e interação. | 
| 
Description:
 | 
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171870
 | 
| 
Date:
 | 
2016-12-22 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar