Redução de gargalo em uma linha de produção mista da indústria automotiva

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Title: Redução de gargalo em uma linha de produção mista da indústria automotiva
Author: Kesheh, Elisa Mobini
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma linha de produção mista de uma empresa da indústria automotiva, no setor de carroceria. O objetivo deste trabalho é reduzir o gargalo do setor de carroceria, que é a linha que monta as laterais dos veículos, propondo soluções para minimizar o tempo de ciclo das mesmas. Para melhor compreensão do problema é construído com o software de simulação de manufatura Witness um modelo de simulação discreta, nesse modelo é representado o processo com a configuração atual de implantação e modo de funcionamento, com os tempos de operação de cada posto. Também foram aplicados os princípios de balanceamento de linha com racionalização de atribuições de tarefas e automação de atividades que não agregam valor. Para algumas propostas de solução encontradas, foram conduzidos estudos de factibilidade através de avaliação virtual de alterações dos meios de produção utilizando o software Catia V5. Por fim, é avaliado também o sistema de produção atual em comparação ao sistema Just-In-Time (JIT). Para tal avaliação foi realizado um projeto para aplicação de sistema de kitting sincronizando estoque com o processo através do uso de veículos autoguiados (AGV). Através dessas avaliações, reduziuse as perdas por deslocamentos, tempos de esperas e ineficiências e eliminou-se a restrição atual dessa linha de montagem.The present paper presents a study of case of a mixed model assembly line production in automotive industry, in body in white section. The main objective of this work is to reduce the bottleneck of this sector, which is the line that assembles the sides of the vehicles, proposing solutions to minimize the cycle time of the line that assembles the left lateral of the vehicle. A discret simulation model was built in Witness, a manufacturing simulation software, for better comprehension of the problem, that describes the process with the actual configuration of implantation and operating mode, with times of operation for each place. Were also applied the principles of balancing in the assembly line with rationalization of atributtions in tasks and automating tasks that does not add value. For some proposals of encountered solutions, feasibility studies were conducted through virtual avaliation of changes in the modes of operation using software Catia V5. Lastly, a comparison between the actual production mode and the Just-in-time (JIT) system is evaluated. For such evaluation it was conceived a project in which the kitting system was applied synchronizing stock with the process through auto guided vehicles (AGV). Through these avaliations, it was reduced losses from move, waiting times and inefficiency that allowed to eliminate the actual restriction in the referred assembly line.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171805
Date: 2016-11-30


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