Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)

DSpace Repository

A- A A+

Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, David Antonio da
dc.contributor.author Limas, Jacqueline Policarpo de
dc.date.accessioned 2016-12-15T02:28:22Z
dc.date.available 2016-12-15T02:28:22Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation LIMAS, J. P. de. Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947). 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171547
dc.description LIMAS, Jacqueline Policarpo de. Orientações para o ensino de Aritmética no Curso Complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947). 197f. Dissertação (mestrado) PPGECT
dc.description.abstract Neste trabalho, objetiva-se escrutinar, através de fontes documentais, elementos orientadores relacionados ao ensino de aritmética na formação do professor primário no curso complementar em Laguna, Santa Catarina. Buscamos responder a seguinte pergunta: como se deram as orientações no período de 1911 a 1947 para o ensino de aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar Jerônimo Coelho? Os documentos privilegiados como fontes de pesquisas foram: a) as determinações oficiais encontradas nos Programas de Ensino do Curso Complementar de 1911, 1919, 1928, 1935 e 1939; b) a Circular n. 54 que trata das orientações para as reuniões pedagógicas do ensino primário catarinense e c) o Livro com as Atas das reuniões pedagógicas do Curso Complementar em Laguna. Os referenciais teórico-metodológicos permeiam os estudos da História Cultural, em especial os conceitos de cultura escolar e análise do documento histórico. Identificamos em nossos estudos a presença das orientações expedidas pelo estado catarinense referente as reuniões pedagógicas do diretor e professores do curso complementar. Percebemos que as formas de ensinar a aritmética na prática passavam por um longo período de transição entre o Ensino Intuitivo e a Escola Nova, porém, temos que o método intuitivo ainda prevalecia. Conclui-se também que o curso complementar era na prática uma continuidade do ensino dos grupos escolares e que não preenchiam a finalidade de formador de professores.
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Professor primário pt_BR
dc.subject Atas pedagógicas pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
DISSERTAÇÃO_JACQUELINE_VERSÃO_FINAL.pdf 2.339Mb PDF View/Open Dissertação Jacqueline

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar