Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Costa, David Antonio da |
|
dc.contributor.author |
Limas, Jacqueline Policarpo de |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-15T02:28:22Z |
|
dc.date.available |
2016-12-15T02:28:22Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
LIMAS, J. P. de. Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947). 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171547 |
|
dc.description |
LIMAS, Jacqueline Policarpo de. Orientações para o ensino de Aritmética no Curso Complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947). 197f. Dissertação (mestrado) PPGECT |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho, objetiva-se escrutinar, através de fontes documentais, elementos orientadores relacionados ao ensino de aritmética na formação do professor primário no curso complementar em Laguna, Santa Catarina. Buscamos responder a seguinte pergunta: como se deram as orientações no período de 1911 a 1947 para o ensino de aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar Jerônimo Coelho? Os documentos privilegiados como fontes de pesquisas foram: a) as determinações oficiais encontradas nos Programas de Ensino do Curso Complementar de 1911, 1919, 1928, 1935 e 1939; b) a Circular n. 54 que trata das orientações para as reuniões pedagógicas do ensino primário catarinense e c) o Livro com as Atas das reuniões pedagógicas do Curso Complementar em Laguna. Os referenciais teórico-metodológicos permeiam os estudos da História Cultural, em especial os conceitos de cultura escolar e análise do documento histórico. Identificamos em nossos estudos a presença das orientações expedidas pelo estado catarinense referente as reuniões pedagógicas do diretor e professores do curso complementar. Percebemos que as formas de ensinar a aritmética na prática passavam por um longo período de transição entre o Ensino Intuitivo e a Escola Nova, porém, temos que o método intuitivo ainda prevalecia. Conclui-se também que o curso complementar era na prática uma continuidade do ensino dos grupos escolares e que não preenchiam a finalidade de formador de professores. |
|
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professor primário |
pt_BR |
dc.subject |
Atas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.title |
Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947) |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar