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O cartão-postal da cidade de Florianópolis, o maior símbolo do estado de Santa Catarina, a ponte que se caracteriza de forma única no mundo, inaugurada em 1926, um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico tombado pelo IPHAN, a famosa Ponte Hercílio Luz cuja obra de restauração fomenta discussões polêmicas e controversas por leigos e especialistas, passou por diversas intervenções e interdições de tráfego nos últimos 90 anos. A obra de restauração e reabilitação da ponte é abordada neste trabalho com o intuito de avaliar as características dos contratos, os trâmites burocráticos envolvidos, o processo licitatório, os custos, a equivalência econômica entre a recuperação das peças antigas e a aquisição de elementos novos. Também se analisa de forma crítica e comparativa o reflexo financeiro acarretado na planilha contratual, o aditivo, sua respectiva fundamentação e justificativa técnica. Os dados foram coletados através da observação participante por meio do acompanhamento diário como estagiária integrante da equipe de fiscalização da obra, assim como do acesso aos arquivos, do estudo de documentos e da interação com as equipes de Fiscalização e de Monitoramento e Supervisão Técnica. Os resultados mostram que para as peças avaliadas, a aquisição de elementos novos é mais vantajosa não só em termos financeiros, como também em termos de durabilidade, manutenção e comportamento mecânico conhecido. Este estudo foi anexado ao pedido de aditamento contratual apresentado pela equipe de Fiscalização do DEINFRA/SC que fica em campo à sede deste Departamento, foi avaliado por todas as Diretorias desse órgão, assim como pela sua Procuradoria Jurídica e pelo seu Grupo Gestor e resultou em aprovação no Conselho Administrativo do Departamento Estadual de Infraestrutura, tornando-se, assim, um estudo de relevância para a continuidade dos serviços na obra, que tem como prioridade a segurança, a durabilidade e a manutenção. |
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